em cena Arte crua Núcleo de Cerâmica da ACERT + Grupo Desalinhados Núcleo de ceramistas da ACERT numa roda viva
Núcleo de ceramistas da ACERT numa roda viva

em cena

Criação ACERT

Arte crua

Núcleo de Cerâmica da ACERT + Grupo Desalinhados

Desalinhados nasce de um convite efetuado pela ACERT (Tondela) aos ceramistas Carlos Lima e Xana Monteiro, para a criação de um evento que integrasse o Tom de Festa 2016 - Festival de Músicas do Mundo. Estes dois ceramistas desafiaram oito colegas seus, de diversas zonas do país, para a execução desta Cerâmica em Performance, com música ao vivo.
Depois do sucesso alcançado nos três espetáculos realizados no Tom de Festa, os ceramistas decidiram formar o grupo Desalinhados.

Ficha técnica e artística

Ideia Original: Xana Monteiro, Carlos Lima
Ceramistas / Co-criação: Alberto Azevedo, António Duarte, Ana Lousada, Ana Maló, Carlos Lima, Carlos Neto, Miguel Neto, Paula Violante, Vasco Baltazar e Xana Monteiro
Concepção Musical / Músico: Gustavo Dinis
Figurinos: Cláudia Ribeiro
Som, luz e montagem: Luís Viegas / ACERT
Fotografia de cena: Cláudio Alves e Zétavares
Desenho gráfico: Zétavares
Vídeo: Rui Sérgio
Apoio à reconstrução do espetáculo: Pompeu José e Sandra Santos
Produção: ACERT
Público-alvo: Todos os públicos
Duração do espetáculo: 40 min. aprox.

 

Plano de Iluminação

Requisitos técnicos


Sinopse


Desalinhados é um grupo de ceramistas portugueses com mais de 20 anos de experiências partilhadas que, não obedecendo a nenhuma tendência, mas sim à coerência artística de cada um, visa dignificar e devolver à sociedade a nobreza da cerâmica, aproximando o público do processo criativo.
Nesta performance, o grupo sobe ao palco para erguer peças na roda de oleiro, acompanhado por um músico convidado. É da cumplicidade mágica das mãos e do contágio entre linguagens artísticas que o ritmo e o humor nascem e se entrelaçam.
Esta performance constitui uma abordagem original que pretende mostrar a cerâmica como veículo emocional em lugar do objeto físico convencional a que estamos habituados.


Galeria de imagens