Acompanhe a construção do espetáculo de teatro comunitário de rua


Sobre o Judas 2019

QUANTO + ME BATES + EU GOSTO DE TI…

A ACERT realiza, desde 1996 a Queima e Rebentamento do Judas, numa versão de teatro de rua com participação comunitária. Este acontecimento, que marca anualmente o calendário das atividades culturais da Região Centro, é constituído por dois momentos distintos, mas complementares: A Fábrica da Queima e o espetáculo da Queima e Rebentamento do Judas. O espetáculo junta as duas centenas de construtores, criadores e participantes aos milhares de pessoas que vêm assistir a esta celebração de raiz ancestral, que se renova através da ironia e da critica aos “males” do ano anterior. E assim lavamos a alma.


Informações e horários

Domingo, 14 de abril, 18:00 no Bar da ACERT
Reunião de apresentação

De segunda-feira, 15 de abril a sexta-feira, 19 de abril
09:30 às 13:00, 14:00 às 18:00 e 21:00 às 23:00
Novo Ciclo ACERT
Oficinas da Queima - ensaios e construção


20 de abril, Queima e Rebentamento do Judas 2019
Montagem, ensaios durante a tarde

Todos aqueles que tenham disponibilidade apenas durante o turno da noite o ensaio decorre, todos os dias, na sala orgânica, das 20:00 às 23:00

Inscrições:
Destinatários: Maiores de 14 anos
Na secretaria da ACERT com entrega da ficha de inscrição e cópia do Cartão de Cidadão do participante.
Faça download da ficha de inscrição AQUI e envie para geral@acert.pt
Os menores de 18 anos devem trazer a autorização devidamente preenchida e assinada pelo Encarregado de Educação, bem como respetiva cópia do Cartão de Cidadão.


Fábrica da Queima

Desde 1996 que o Trigo Limpo teatro ACERT transforma uma ancestral tradição, o ritual da queima e rebentamento do Judas, num espetáculo comunitário onde se fundem o teatro, a dança, a música e o fogo-de-artifício.

Este espetáculo é construído, durante a semana anterior à sua apresentação, num conjunto de oficinas de construção cenográfica, música, interpretação e movimento a que chamamos Fábrica da Queima. Mais de 200 voluntários são enquadrados, nas várias áreas artísticas, pela equipa do Trigo Limpo teatro ACERT e por profissionais contratados para o efeito, culminando a semana de formação com uma apresentação pública no sábado, 15 de Abril, véspera do Domingo de Páscoa.

Esta tradição renovada pelo Trigo Limpo teatro ACERT é já, também ela, uma nova tradição. Um encontro anual entre criadores e comunidade para a construção de um espetáculo de raiz popular, mas contemporâneo e atual, crítico e mordaz.

Ficha técnica e artistica

Coordenação Cénica: António Rebelo, José Rui Martins, Ilda Teixeira, Pedro Sousa, Raquel Costa e Sandra Santos / Coordenação Coreográfica: Juliana Gamas e Ruy Malheiro / Coordenação Musical: Tiago Sami Pereira / Direcção Cenográfica: Zétavares / Construção: Daniel Nunes, João Nascimento, Natália Rodrigues e Zétavares


Arquivo do Judas


Reunião de planificação de atividades