Acompanhe o 29º Tom de Festa - Festival de Músicas do Mundo

Sobre o festival

29º Festival de Músicas do Mundo da ACERT

17 a 20 Julho 2019

Um festival de música com muitas geografias. Um espaço que promove o encontro de culturas, de ideias e paixões, de famílias e amigos, em torno de uma degustação em vários tons.

Argélia, Brasil, Croácia, França, Irlanda, Moçambique e Portugal

Nesta 29ª edição do Tom de Festa, poderemos dizer que entramos numa fase de maturação reflexiva, sem repouso, que nos conduzirá a um processo evolutivo de equilíbrio de aromas e sabores. Celebramos, na nossa programação, a diversidade musical e artística que ultrapassa as margens e fronteiras das músicas do mundo, para habitar um espaço ainda mais largo, aberto ao rock, ao folk, à música alternativa, à fusão da música tradicional com a música urbana e contemporânea. O espaço que construímos é de encontro de culturas e ideias, de artistas de várias geografias com distintos percursos e vivências; um espaço virado para o mundo, que mantêm a sua identidade local e a sua relação profunda com a comunidade envolvente; um espaço de celebração e festa cuja realização só é possível pelo compromisso que se estabelece, a cada ano, com os vários agentes de desenvolvimento local: as empresas de pequena, média e grande dimensão, e a autarquia, que potencia a capacidade criativa dos agentes culturais e que entende que a cultura é um agente que cria riqueza e desenvolvimento.

E só este compromisso torna possível o preço tão acessível das entradas, garantindo que todos os cidadãos possam usufruir da música, das artes plásticas, da animação e da gastronomia desta festa que tem bom tom.

Este ano, não podíamos deixar de nos juntar aos muitos milhares de pessoas que, preocupadas com a pegada ambiental, estão a modificar os seus hábitos e comportamentos de forma a reduzirem o consumo de plásticos. Caminharemos, num futuro próximo, para a edição de um festival mais sustentável e com maior respeito pelo ambiente e juntamo-nos à vasta rede de festivais numa iniciativa de redução dos plásticos no espaço do festival. Assim, ao adquirir a sua pulseira que lhe garante a entrada no festival, leve também o seu copo reutilizável .

Seja, pois, bem-vindo a mais uma edição do Tom de Festa e leve daqui a energia, inspiração e tempero melódico para o resto do ano.

Informações

Pulseiras disponíveis para venda na bilheteira do Novo Ciclo ACERT

Compre aqui a sua pulseira.

BOL - Comprar Bilhetes

Gratuito para menores de 14 anos quando acompanhado pelos pais.

Pulseira para todo o Festival: 5 euros

Copo reutilizável: 1euro - (com possibilidade de reembolso )

Horário da Bilheteira :

2ª a 6ª: 10:00h -13:00h e 14:00h -18:00h
Dias do Festival: 14:30h às 02:00h

Abertura do espaço a partir das 19:00h

Mais informações em www.acert.pt
Telef. 232 814 400/5

Programa completo

DIA 17

Tom de Filmes II (Pt)

Auditório Ar Livre · 22:00

DIA 18

Curimim OxiBah (Br)

Coreto · das 21:00 às 21:45

Cão Danado (Pt)

Auditório Ar Livre · 21:45

B Fachada (Pt)

Auditório Ar Livre · 22:30


Nação Vira Lata (Pt)

Palco Jardim · 23:45

DIA 19

Rodrik "floating"(Pt)

Coreto · das 21:00 às 21:45

Dr. Molotov & Os Sueca de Gambas (Pt)

Auditório Ar Livre · 21:45

Branko Galoić Quartet (Croácia)

Auditório Ar Livre · 22:30

The Led Farmers (Irlanda)

Palco Jardim · 23:45

DIA 20

Márcio Pinto(MaguPi) (Pt)

Coreto · das 21:00 às 21:45

Selma Uamusse (Moçam.)

Auditório Ar Livre · 22:00

Tiwiza (Argélia / Fr)

Palco Jardim · 23:30

Outras atividades

Animação e artes circenses

A cor, o humor e a animação das artes de rua não poderiam faltar à festa.

Grupo Tribal

Sábdo, 20 de julho das 20:00 às 22:00

Criado há 20 anos, com o objectivo de promover o teatro na comunidade local, o grupo Tribal foi muito cedo seduzido pelas artes de circo, mantendo um trabalho artístico pluridisciplinar sempre ligado à sua comunidade. Disso são manifesto as suas criações de rua, onde mesclam o teatro com o malabarismo, equilíbrios, acrobacia e aéreos. Para o Tom de Festa, têm preparadas várias surpresas que prometem aquecer a noite.

Pautini e Pautinella - Companhia Marimbondo

Quinta-feira, 18 de julho das 20:00 às 22:00

Uma dupla cómico-musical. Já ouviu uma composição para sinos de vaca e sacos de pão? Ou saxofone soprano a 4 mãos? E fado gargarejado? Não?! Pois aqui está a sua oportunidade.

Aliando de forma irreverente a música, o teatro, o circo, as marionetas e as formas animadas, a Companhia Marimbondo, sedeada desde 1990 na Lousã, tem produzido vários espectáculos, animações e eventos, tornando-se sobejamente conhecida no país pela qualidade das suas intervenções, que têm sempre um carácter alternativo, jocoso e caricatural.

Artes Visuais

Yukihiro Taguchi

Instalação artística no Pátio

“Breathing Atolls”
Instalação artística de um artista berlinense que tem chamado a atenção do público pelas suas instalações performativas, combinando elementos do desenho, performance, animação e instalação. No pátio podem ver-se várias impressões em tecido que usaram como matriz elementos existentes nas ruas de diferentes cidades. Trabalha habitualmente com exposições temporárias em espaços públicos e com materiais existentes nos locais e objectos do quotidiano.

Walking Câmera Project
João Paulo Barrinha

A fabulosa máquina de fazer parar o tempo

18, 19 e 20 de Julho no espaço do Jardim

Com raízes nas feiras populares e nos espaços de diversão dos séculos XIX e XX, a fabulosa máquina do tempo é uma animação didática, uma performance fotográfica, relacionada com a história da fotografia e os seus usos familiares. No jardim, uma câmera fotográfica construída à imagem das antigas máquinas de caixa registará imagens e retratos deste Tom de Festa.

Desy

Grafitti ao vivo no festival

No auditório ao ar-livre

Desy é um jovem artista da cidade da Guarda, cujos trabalhos ocupam diversos espaços urbanos. A sua intervenção também passa por galerias e encomendas personalizadas, mas é nas ruas e nos espaços públicos que os trabalhos criados por Desy melhor respiram. Os retratos são uma das vertentes mais reconhecíveis da sua obra e, neste Tom de Festa, os sprays de Desy darão vida ao rosto de Raul Solnado, numa homenagem que ficará registada para o futuro numa das paredes exteriores da ACERT.

Gastronomia

Numa combinação de sabores, juntamos o melhor da música à excelência da gastronomia.

Restaurante ACERT – Sabores & Cultura
17 a 20 de Julho no Pátio ACERT

Uma cozinha de qualidade com sabores do mundo

Bar ACERT
bebidas e petiscos

No espaço do festival:
Pão c/ chouriço cozido em forno de lenha
Das tripas coração – tripas e bolacha americana
Casa de Mouraz - vinhos
Presuntos & Companhia
Duvouga – doces e licores e infusões

Fotografias do tom de festa 2018

Edições anterioes