15 dez, 2020
ter
Criação ACERT Car12 A Grande Viagem Música com humor, num espetáculo que cruza viagem e partilha em registo de aventura.
Classificação
Maiores de 6
Duração
60 min.
15 dez, 2020
ter
Música com humor, num espetáculo que cruza viagem e partilha em registo de aventura.

Criação ACERT

em cena

em digressão

Classificação
Maiores de 6
Duração
60 min.

Calendarização

15 dez
ter
19:30
Tondela  (Auditório 2)
17 dez
qui
19:30
Tondela  (Auditório 2)
19 dez
sáb
18:00
Tondela  (Auditório 2)
09 jan
sáb
11:00
Guarda  (Teatro Municipal da Guarda)

Car12

A Grande Viagem

Espetáculo músico-teatral
Um espetáculo ACERT criado em residência artística no Novo Ciclo

Uma viagem dum duo num veículo cheio de surpresas! Uma andança divertida onde, da forma mais inusitada e virtuosa, surgem sons e melodias que são paisagens sonoras criadas pela execução musical de instrumentos inventados e construídos. Uma dramaturgia mágica, humorada e comovente. Enfim, a palavra escondida simbolicamente nos silêncios, sons, gestos, e atitudes teatrais dos intérpretes.

Biografia

André Cardoso e Miguel Cardoso, amigos, músicos, cruzaram-se em palco há sensivelmente quinze anos atrás. Desde então, descobrem que irão estar ligados por muitos quilómetros e horas de trabalho, atuando, ensaiando e criando em conjunto. Alguns destes trilhos, tiveram a ACERT como domicílio emotivo.

São cerca de duas dezenas os projetos artísticos em que participam, maioritariamente musicais, deste o folk e jazz ao universo da música clássica e erudita.

Do humor, como companheiro nas incontáveis viagens artísticas, nasce a vontade de criar um espetáculo, coroando uma estima e ideias comuns.

Car12, a ‘Grande Viagem’, surge deste relacionamento: conjugar humor com música, viajando por novos instrumentos e sonoridades de forma criativa e inesperada.

Num ano de pandemia, em que ambos celebram as suas 40 primaveras, esta nova criação surge também como incentivo para abraçar novos tempos com sorrisos, energias e partilhas. Começa assim mais uma aventura desafiadora e alucinante e fantástica dos Cardosos à volta dos seus mundos.

Ficha técnica e artística

Ideia original: Miguel Cardoso
Conceção e interpretação: André Cardoso e Miguel Cardoso
Encenação: José Rui Martins
Construção de instrumentos: Miguel Cardoso
Apoio construção do Car12: José João Cardoso
Som: Luís Viegas
Desenho luz: Paulo Neto
Desenho Gráfico: Zé Tavares
Figurinos: Raquel Costa
Fotografia: Carlos Teles e Rui Coimbra

Requisitos Técnicos

Plano de Iluminação


Texto do encenador

CAR12 É SIMPLES. LIBERTO. GENUÍNO E SEM CATALOGAÇÃO ESTÉTICA

Dois exímios músicos com genica para o teatro também neles habitar. Persistência e criatividade experimental foram a poção mágica para criarem um guião para construir uma dramaturgia músico-teatral.

Imagine-se alguém que, desde há muito, pensou em construir um teatro. Alguém que pensou cada pormenor com detalhe da sua arquitetura global. Desde os alicerces à dimensão, cor e função de cada compartimento. Das escadarias aos espaços comuns, arejados e íntimos. Da luz e sombra de cada canto. Dos materiais autóctones e aconchegantes. Da fachada modesta, aprazível e hospitaleira.

Os arquitetos e engenheiros que pretendiam elaborar a planta e fazer os cálculos de resistência nada tiveram que fazer, tal a precisão com que cada pormenor já estava magicado pelos construtores desta quimera.

E assim se construiu este edifício engenhoso como resultado sonhador dos dois artesãos da música e da mímica, essas duas linguagens artísticas universais que, tal como os intérpretes, têm palavras ocultas que saltitam no imaginário de cada espetador e no deslumbre duma equipa a quem deram o privilégio de embarcar na sua viagem alucinante.

Gratidão é o que nos merecem.

José Rui Martins


Galeria de imagens