31º Tom de Festa - Festival de Músicas do Mundo / ACERT
"Existe um Universo, e nós com ele"
António Quadros
Há 31 edições que um festival de música estabelece uma ponte entre Tondela e o resto do mundo. O Tom de Festa regressa de 12 a 15 de julho para nos levar nesta volta ao mundo anual através das sonoridades de outras geografias. Desta vez visitamos a Gâmbia, Madagáscar, Gana, Espanha, Chile, Brasil e Portugal. Ao longo de quatro dias celebramos a diversidade musical na sua plenitude, do fado à herança afrocêntrica, passando pelo cruzamento do cancioneiro português com melodias do Brasil nordestino, por um “Eletro Pachamanico” chileno, pelo poder curativo da música de Madagáscar, pelo timbre simultaneamente estridente e melódico da Kora - harpa alaúde da África Ocidental -, e por dois espetáculos criados especialmente para o Festival com a participação de músicos internacionais, nacionais e regionais.
Nesta edição, celebramos os 90 anos de um dos grandes artistas multidisciplinares, nascido em Santiago de Besteiros, concelho de Tondela: António Quadros, um dos criadores mais espantosamente ignorados da nossa cultura do Séc. XX. Poeta, pintor, gráfico, ceramista, pedagogo, inventor… são incontáveis os domínios por onde se espalhou a sua curiosidade feroz, não dando tréguas à circunstância do existir, sempre em relação com alguém ou alguma coisa. No ato do fazer se desmultiplicava António Quadros, como que cumprindo assim, um fado, onde o ar da liberdade é o único puro. Dar tributo e ter gratidão ao seu legado humano e artístico de disponibilidade para o outro é um imperativo de preservar viva a sua obra, difundindo-a. É isso que acontecerá neste Tom de Festa com um conjunto de momentos afetivos autênticos e cativantes.
A multiculturalidade, a inclusão, a inovação e o ecletismo são atributos que credenciam um território habitado pela cultura, enquanto um valor de afirmação de uma identidade com um Interior de memórias e de modernidade. António Quadros revelou-nos que a Arte “por vezes abre-nos as portas que estavam abertas em nós, sem o sabermos… ecoam em nós, ajudam-nos a descobrir que existimos”. É isso que se deseja que continue a representar a matriz da ACERT, um universo de encantamentos conjugados onde a parceria com o Município de Tondela acalente um serviço público que tenha a comunidade e a cidadania participativa e solidária, portadora de sonhos e de uma magia hospitaleira que revele, sem complexos de interioridade, um sentido de pertença que conduza a um bem-estar coletivo. A cultura e a arte são bens imateriais sem os quais o desenvolvimento seria desprovido de beleza e conhecimento.
Se em 2022 fomos nómadas, nesta edição regressamos a casa. À casa física, o Novo Ciclo ACERT, mas também à casa simbólica, o local que viu nascer o nosso Trigo Limpo, Molelos, berço de memória que acolherá o primeiro dia de espetáculos, dia 12. De 13 a 15 de julho será no Novo Ciclo que a música se fará ouvir, multiplicando-se em encontros com diferentes culturas, causas e expressões, mas também com os amigos e família que tornam a experiência de partilha ainda mais rica.
O convite, renovado a cada ano, é para todos, comunidade, visitantes e aventureiros do imprevisto…. Entrem connosco nesta viagem numa Tondela que está em Tom de Festa!
“As artes servem para o sossego de cada um, mas não se podem limitar ao relato da experiência pessoal. (...) O importante é a disposição que se faz sobre as memórias, trabalhando-as como um material, que se molda em função das rimas, dos ritmos e de outros dados.”
António Quadros
Os horários dos espetáculos podem sofrer alterações.
APOIOS TOM DE FESTA 2023