No passado dia 17 de outubro, o ginásio do Pavilhão Municipal de Tondela foi pequeno para acolher a última etapa da Taça de Escalada de Dificuldade, da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME), tendo atraído mais de 150 pessoas ao local.

Depois da escalada de competição ter entrado para o quadro das modalidades olímpicas, temos assistido a um crescimento notável da atividade a nível internacional. Em Portugal o desenvolvimento é também notório tanto no número de clubes e atletas, como no crescimento qualitativo das organizações.

O Núcleo de Escalada da Acert (NEA) propôs-se organizar a última etapa desta taça da FPME, contando com a colaboração da Câmara Municipal de Tondela, entre outras entidades. Esta prova, sendo a última da temporada de 2018, apurou os vendedores da taça, na categoria de escalada de dificuldade, para os escalões jovens.

Nenhum destes títulos foi arrecado pelos escaladores locais, tendo os melhores resultados sido o terceiro lugar do Afonso Silva, nos juvenis e o quarto lugar do Gustavo Cunha, nos Iniciados. Ainda assim, ficamos muito satisfeitos com estes resultados, tendo em conta a falta condições de treino que a equipa teve, nos últimos tempos.

Mas a grande vitoria do NEA foi ao nível organizacional. Este foi o maior evento de escalada, alguma vez, organizado em Tondela e um dos melhores a nível nacional. Esta prova teve a participação de 76 atletas, oriundos das mais variadas zonas do país. Se contabilizarmos organizadores, treinadores, familiares e público em geral, o ginásio foi pequeno para acolher mais de 150 pessoas.

Temos que felicitar toda a equipa organizadora, constituída por 20 pessoas, desde a divulgação, secretariado, refeições, equipamento de vias, segurança, juris, sistema de som e vídeo. Esta equipa mostrou-se sempre disponivel, tendo organizado uma prova quase irrepreensível, segundo a opinião dos participantes e assistência.

Resta agradecer aos patrocinadores que engrandeceram esta prova com a oferta de prémios, brindes e financiamento direto. A saber: Escola de Montanha, Tobogã, Submate, Alexandre Lopes Lda e Visotronica.

Devido à envergadura e exigência do evento o NEA propõe organizar este evento apenas de dois em dois anos, esperando poder continuar a contar com o apoio de todos os que tornaram possivel e grandiosa esta prova.

Prof. Nelson Cunha