QUA finta ELA Trigo Limpo teatro ACERT [Portugal] Um espetáculo sobre o amor no feminino, no qual a dança e o teatro se unem.
Maiores de 14
Aprox. 60 min.
Caderneta FINTA: 35€ / Associados: 20€
Normal: 7,5€ / Associado: 5€ / Descontos: 6€ / Desempregado: 2,5€
QUA
finta
estreia
Trigo Limpo
teatro
Maiores de 14
Aprox. 60 min.
Caderneta FINTA: 35€ / Associados: 20€
Normal: 7,5€ / Associado: 5€ / Descontos: 6€ / Desempregado: 2,5€
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ELA
Clara e Isabel são lindas, jovens, talentosas e vivem um grande amor. Mas o sentido da vida entra em xeque diante do diagnóstico de ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica.
Cada vez mais ausente fisicamente, o tempo de Clara expande-se na sua vida interior, comparecendo em cena através de memórias e delírios que nos fazem pensar no que seja a mente humana. Enquanto isso, com apoio de Paula, médica e amiga de infância, Isabel dá conta da realidade, galgando íngremes fronteiras com poder e coragem que jamais soube que poderia ter.
Embora a doença as tenha enfraquecido, ELA fortaleceu os laços que as unem.
O espetáculo ELA faz parte da segunda edição do projeto Interiores
Para a primeira edição do projeto Interiores, que se realizou de 2006 a 2008, visando essencialmente contribuir para o desenvolvimento da dramaturgia em língua portuguesa e, ao mesmo tempo, levar à descoberta de personagens que ajudassem a refletir sobre os distintos sinais da “portugalidade” contemporânea, o Trigo Limpo teatro ACERT convidou 6 escritores a escreverem textos originais para a criação de 3 espetáculos que, de alguma forma, cruzassem os textos, dois a dois. No primeiro espetáculo, duas histórias de solidão, duas histórias a sós, foi o cenário e a sua utilização obsessiva que ligou os textos de Eduarda Dionísio e Jaime Rocha; no segundo, o entendimento iniciou-se logo na escrita, pois o Mia Couto e o José Eduardo Agualusa fabricaram o texto de cada um em total cumplicidade, nascendo o chovem amores na rua do matador do cruzamento do masculino e do feminino que eles propunham; a terceira etapa destes interiores partiu dos textos de Hélia Correia, Dicotomias, e Gonçalo M. Tavares, As Conferências do Sr. Elliot.
Propomo-nos fazer uma segunda edição de Interiores, abordando, desta vez, os diferentes significados da palavra e o cruzamento do teatro com outras artes, desafiando outros criadores a construírem os espetáculos connosco.
No primeiro Interiores desta segunda edição, o ponto de partida é o texto de Marcia Zanelatto, ELA, e o convite a Leonor Barata e a Daniela Madanelo para se juntarem a Sandra Santos na interpretação das três personagens da peça com o objetivo de cruzar o teatro e a dança, reforçando a narrativa do texto de Marcia Zanelatto que reflete sobre o drama da doença ELA numa bailarina e na sua relação amorosa com outra mulher.
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Ficha técnica e artística
Texto: Marcia Zanelatto
Dramaturgia e encenação: Pompeu José
Apoio: Sara Figueiredo Costa
Cenografia: Pompeu José
Música: Teresa Gentil
Desenho de luz: Paulo Neto
Som: Luís Viegas
Figurinos: Adriana Ventura
Interpretação: Daniela Madanelo, Leonor Barata e Sandra Santos
Fotografia: Gustavo Dinis