SÁB Judas Queima e Rebentamento do Judas 2024 Trigo Limpo teatro ACERT Em 2024 voltamos a celebrar o ciclo da vida expurgando todos os nossos males, e são muitos, infelizmente. Judas Vai Rebentar!
Entrada Gratuita
SÁB
Judas
judas
Trigo Limpo
Teatro de Rua
Entrada Gratuita
Calendarização
sáb
Queima e Rebentamento do Judas 2024
A Queima e Rebentamento do Judas é um espetáculo de teatro de rua com participação comunitária que o Trigo Limpo teatro ACERT realiza desde 1996. É um projeto que nasceu da transformação de um ritual ancestral num evento contemporâneo, com música ao vivo e uma grande componente de fogo, envolvendo, em média, duas centenas e meia de participantes, entre criadores, atores, músicos e técnicos.
É um espetáculo novo a cada ano, com nova dramaturgia, composição musical, coreografia, figurinos, etc. e que faz uma apresentação única no sábado de Aleluia, véspera do domingo de Páscoa. A equipa do Trigo Limpo teatro ACERT concebe e coordena o evento, convidando outros criadores para integrarem o projeto e enquadrarem os participantes.
O espetáculo tem como elemento central uma figura de vários metros de altura que representa todos os males que a comunidade sofreu no ano anterior, a nível local, nacional e internacional e que arde no final do espetáculo.
O espetáculo é construído ao longo de 6 dias na Fábrica da Queima.
A Queima do Judas é a matriz de criação artística do Trigo Limpo teatro ACERT e é também um marco no panorama cultural da Região Centro.
O Trigo Limpo teatro ACERT mantém anualmente a criação deste evento, renovando-o e renovando-se. É com esta celebração que todos nós, artistas e comunidade, esconjuramos os males do ano anterior e, com o fogo, lavamos a alma, reganhando energia para mais um ano de vida e de construção de sonhos.
Calendarização
sáb
Ficha técnica e artística
Coordenação geral: José Rui Martins e Pompeu José
Dramaturgia: Coletiva
Coordenação Musical: a definir
Figurinos: Rafaela Mapril
Coordenação coreográfica: Juliana Gamas e Verónica Ribafeita
Coordenação cenográfica: Zétavares
Coordenação de montagem: Pompeu José
Coordenação técnica: Luís Viegas, Paulo Neto e Ricardo Leão
Coordenação teatral: Afonso Cortez, António Rebelo, Ilda Teixeira, José Rui Martins, Pedro Sousa, Raquel Costa, Ruy Malheiro e Sandra Santos
Interpretação: todos os participantes da Fábrica da Queima
Coordenação de produção: Marta Costa e Zé Abrantes
Secretariado: Carla Gomes, Margarida Loureiro e Paula Pereira
Fotografia: Marília Maia e Moura
Comunicação: Daniel Nunes, Liliana Rodrigues e ZéTavares
Assessoria de Imprensa: Romana Martins
... e todos os que, de forma direta e indireta, contribuem com o seu trabalho e solidariedade para a realização deste espetáculo.