01 jul
SEX
19:00
30º Tom de Festa Festival de Músicas do Mundo ACERT Em 2022 somos nómadas, em julho viaje connosco às sextas e sábados
01 jul
SEX
19:00
Em 2022 somos nómadas, em julho viaje connosco às sextas e sábados

Calendarização

01 jul
sex
19:00
2022
Tondela  (Mosteiro de Fráguas, Sangemil, Ferreirós do Dão e Novo Ciclo ACERT)

30º Tom de Festa

Festival de Músicas do Mundo ACERT

Tom de Festa, Festival de Músicas  do Mundo, regressa a Tondela em julho para a sua 30ª edição

O festival, promovido pela Acert, será realizado em 4 localidades do concelho e conta com sonoridades de Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Espanha, Colômbia e Haiti


Em 2022, o Tom de Festa, Festival de Músicas do Mundo será Nómada: sem habitação fixa. Passará a residir junto às zonas de lazer dos rios em Mosteiro de Fráguas, Sangemil, e Ferreirós do Dão, e claro, no berço do seu Novo Ciclo ACERT, convidando os habitantes destes locais e visitantes a viajar através do ritmo da música e ao longo de quatro fins-de-semana de julho, às sextas-feiras e aos sábados. Esta viagem, pelo mundo e pelo concelho, terá início já nos dias 01 e 02 de julho, na zona de lazer do Mosteiro de Fráguas, seguindo para Sangemil a 08 e 09 de julho, Tondela a 15 e 16 de julho e Ferreirós do Dão a 22 e 23 de julho.


“É também a primeira edição que conta com o apoio da credenciação do Novo Ciclo ACERT à RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros de Portugal. E porque a programação do espaço da ACERT não se confina às suas paredes, festejamos a descentralização da fruição cultural a outras expressivas geografias do nosso território.”
José Rui Martins


A programação conta com grandes nomes do panorama musical português, como Dino D’Santiago, Valete ou Bruno Pernadas, que partilham o palco com grupos vindos de geografias mais distantes como Milton Gulli, de Moçambique, Ana Alcaide e La Trocamba Matanusca, de Espanha, Pao Barreto, da Colômbia, Moonlight Benjamin, do Haiti, e muitos outros artistas nacionais com um percurso consagrado como Aníbal Zola, João Pais Filipe, Roncos do Diabo, Ningue Ningue, Gooze e Fanfarra Kaustica.


Esta 30ª edição do Tom de Festa não se finda na música, mas encontra novas formas de estar com os moradores e visitantes de cada localidade, em arti-culação com o tecido associativo de cada freguesia que, desejoso de voltar a construir as atividades coletivas que tanto marcam o nosso território, trará para o recinto dos espetáculos propostas gastronómicas e atividades paralelas, nomeadamente aulas de yoga, visitas guiadas e workshops, entre outros. Foram dois anos de adiamento forçado pela pandemia, mas a celebração dos 30 anos do Tom de Festa ganha energias e entusiasmos para constituir uma novidade na revelação de tesouros naturais do concelho de Tondela.


O Tom de Festa conta com a parceria do Município de Tondela, das Juntas de Freguesia, das associações locais aderentes e também com o apoio entusiasta do tecido empresarial da região que se associa à Acert através do patrocínio do evento.

Calendarização

01 jul
sex
19:00
2022
Tondela  (Mosteiro de Fráguas, Sangemil, Ferreirós do Dão e Novo Ciclo ACERT)