6 e 7 de dezembro 2019

O jazz sempre ocupou um espaço singular na programação da ACERT. Logo nos anos 80, no Espaço Cultural ACERT (no Hospital Velho), foram apresentados grupos de um género musical que, naquela altura, era praticamente inexistente na região. No Tom de Festa, grandes concertos de jazz aconteceram com Mário Laginha e Maria João, Omar Sousa e o memorável Thomas Chapin a tocar na tenda de circo onde ocorreu o primeiro Tom de Festa, no atual Novo Ciclo ACERT.
Entretanto, de 2004 a 2008, cinco edições do Jazzin’Tondela aconteceram. Um festival de alguma forma pioneiro na região, criador de concertos inesquecíveis, de workshops, de exposições e de uma roda viva que encantou os apaixonados do jazz e aqueles que conquistou pelo talento e ecletismo dos projetos apresentados. Em 2009, uma equipa coordenada por Miguel Cardoso promove o Jamin’Tondela, encontros de música improvisada que decorreram no Bar ACERT.
A partilha com a Gira Sol Azul e o Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra tem alimentado musicalmente um espaço de programação que se deseja continuado, dando a conhecer alunos de jazz que deslumbram pelo seu talento.
Eis que surgem, naturalmente, estes Encontros com Jazz N’Acert a marcar a programação de 2019, reunindo propostas nacionais e internacionais em dois dias de boas e diversificadas abordagens ao jazz. Se o passado foi marcado por tão aliciantes e singulares iniciativas, que este Encontro possa abrir portas para novos formatos que anunciem, quem sabe, a continuidade do Jazz’in Tondela de boas memórias.