Sobre o
Ahoje é Ahoje

Celebrar em festa os 33 anos do Mutumbela Gogo!

A palavra “Ubunto” é o mote deste festival. Um conceito tão querido de Nelson Mandela, dificilmente traduzível, mas que representa “eu sou porque nós somos”, fraternidade, respeito pela diferença, ética e cortesia… contrariando o individualismo egoísta que está destruindo os mais elementares valores humanos.

Após a primeira edição, realizada em 2008, o Teatro Avenida/Mutumbela Gogo retoma um projeto que continua a contar com a parceria artística e solidária do Trigo Limpo teatro ACERT, celebrando uma emocionante relação de 25 anos de troca de afetos culturais e humanos.

Também Maria do Céu Guerra é a merecedora “Patrona” deste Ahoje é Ahoje. Não só porque recebeu o prémio “Actress of Europa” (Melhor Atriz da Europa), mas porque tem sido uma permanente cidadã cultural a quem o teatro moçambicano deve gratidão. Pioneira, desde a independência, na formação de atores em Moçambique com o seu grupo A Barraca. As portas dos teatros destes dois grupos em Portugal têm sido morada dos artistas moçambicanos.

O programa celebra também os 20 anos de atribuição do Prémio Nobel ao escritor José Saramago, centrando-se numa programação teatral, musical e literária com conversas e oficinas de formação que terão o Centro Cultural Escola e Museu de Teatro Sabura como palco e local de encontro cultural.

O Mutumbela Gogo, ao organizar este Festival, associa-se a outros grupos e artistas de Espanha, França, Moçambique e Portugal com quem tem “ubuntado” ao longo do seu historial, contando também com a parceria de organizações que compreendem a importância destes encontros multiculturais de valorização das artes moçambicanas.

É a festa do teatro num ano em que se celebram os 33 anos do Mutumbela Gogo, um momento também especial por merecer tributos de gratidão a Graça Silva, atriz que ocupará sempre um lugar único na história do nosso grupo, e Lucrécia Paco, atriz que, com seu talento, é uma referência inigualável na trajetória do Mutumbela Gogo, tendo sido um elemento preponderante na primeira edição do Ahoje é Ahoje.

Bem-vindos aos 33 anos do Mutumbela Gogo!