DOM fora de cena O pequeno grande polegar Ou a estória de um menino pequeno no mundo dos grandes No ano da comemoração dos 40 anos, o Trigo limpo teatro ACERT, criou um novo espetáculo de teatro de rua estreado a 13 de julho de 2016. Uma marioneta gigante será a personagem principal de uma nova versão do conto tradicional O Polegarzinho.
Maiores de 3
70 minutos
DOM
fora de cena
teatro de rua
Maiores de 3
70 minutos
Calendarização
dom
sáb
sex
sex
sáb
sáb
sáb
sáb
sáb
sáb
sáb
sáb
seg
sáb
qua
O pequeno grande polegar
Para o ano de 2016, e na sequência de um percurso criativo que tem apostado na criação teatral de rua, propomo-nos construir um bebé (um ícone, um gigante, bebé chorão, o boneco da infância, ele mesmo representante dessa infância, um menino pequeno, brincalhão e traquina, que gosta de “reinar”, como todas as crianças pequenas). O menino, uma marioneta gigante inspirada no imaginário universal do Polegarzinho, será a personagem principal do espetáculo O Pequeno Grande Polegar, que cruza a experiência artística de A Viagem do Elefante e de A Fantástica Aventura de uma Criança Chamada Pinóquio.
A direção artística está a cargo das equipas artísticas e técnicas do Trigo Limpo teatro ACERT, que farão as adaptações dramatúrgicas e cénicas a cada local de apresentação e darão formação em exercício para uma integração capacitada dos elementos de cada comunidade. O envolvimento comunitário centrar-se-á no trabalho de ensaios e montagem, que decorre ao longo da semana que antecede a apresentação, procurando-se que, também ela, corresponda a um forte envolvimento das populações com as equipas artísticas e, proeminentemente, numa perspetiva de acolhimento hospitaleiro de públicos diferenciados de cada localidade.
Calendarização
dom
sáb
sex
sex
sáb
sáb
sáb
sáb
sáb
sáb
sáb
sáb
seg
sáb
qua
Ficha técnica e artística
Coordenação Artística José Rui Martins e Pompeu José
Texto José Rui Martins, inspirado em personagens de contos de Mia Couto e em poema de Manoel de Barros
Dramaturgia e Encenação
Elenco do Trigo Limpo teatro ACERT
Cenografia e Imagem Zétavares
Escultura de cena Nico Nubiola
Direção Musical Tiago Pereira
Direção de Construção e Montagem do Engenho Cénico Miguel Torres e Pompeu José
Interpretação teatral António Rebelo, Ilda Teixeira, José Rui Martins, Natália Rodrigues, Pedro Sousa, Raquel Costa, Sandra Santos, Susana Alves, Gustavo Cunha e José Castro (menino)
Manipuladores Daniel Nunes, João Bruno, Afonso Cortez, Diana Mota, Sofia Cunha, Carolina Alves, Miguel Coelho, Pedro Sousa, Natália Rodrigues, Luís Henriques , Mónica Rodrigues
Interpretação musical Gustavo Dinis, Marco Silva, Miguel Cordeiro, Paulo Nuno Martins e Tiago Pereira
Figurinos Cláudia Ribeiro
Mecanismos Cénicos e Técnico de Som Luís Viegas
Desenho e operação de luz Paulo Neto
Assistência de Manipulação Teatro e Marionetas de Mandrágora
Engenharia Mecânica Ângela Neves e José Salgueiro Marques - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial do Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Produção Executiva Marta Costa
Assistente de Produção Rui Coimbra
Serralharia Filipe Lopes e João Carlos Sousa
Adereços Luísa Natário, Sofia Silva
Costureira Marlene Rodrigues
Alfaiate Joaquim Azevedo
Carpintaria Carmoserra
Apoio à Construção Rui Vale e Nuno Loureiro
Secretariado Rui Vale e Paula Pereira
Agradecimentos Araufer, Bombeiros Voluntários de Tondela, Casa dos Rolamentos, Filipe Simões, Filipe Lopes, Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Escola Profissional de Tondela, João Carlos Sousa, José Cândido, Lameirinho, Máquijó, Mia Couto, Movecho, Pedro Arroba, Tondeltorno, Tojaltec, Tuequil e todos os voluntários que connosco construíram este espetáculo.
Agradecimento Especial A todos os participantes que localmente contribuíram com seu talento e generosidade para a realização deste projeto artístico.
Apoio
Parceria Especial
111ª Produção
Especial 40 Anos ACERT
Trigo Limpo Teatro ACERT
Estreado a 13 de julho de 2016 no Parque Urbano de Tondela
Duração: 70 minutos