DOM co-produção João brandão teatral circus Em coprodução com EPTOLIVA | Academia Artística do Município de Tábua | Teatro Perro TÁBUA Um espetáculo de teatro de rua, partiu de um desafio da Câmara Municipal de Tábua e da EPTOLIVA
DOM
co-produção
fora de cena
teatro de rua
Calendarização
dom
sáb
João brandão teatral circus
João Brandão, personalidade icónica e habitante ilustre de Midões (Tábua), celebrado num espetáculo comunitário de teatro de rua. Este espetáculo parte de um desafio da Câmara Municipal de Tábua ao Trigo Limpo teatro ACERT para a criação de um espetáculo de teatro de rua com os alunos da EPTOLIVA do “Curso de Artes do Espetáculo – Interpretação” da Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, em contexto de trabalho.
Este acontecimento resulta de uma forte conjugação de vontades para projetar o trabalho cultural realizado em Tábua pelas organizações artísticas que dinamizam o tecido associativo local e sustentam o dinamismo de uma programação que faz do Centro Cultural um espaço de eleição para um melhor serviço público para os habitantes e espectadores.
Tão natural como a vida, logo se impôs João Brandão — personalidade icónica e habitante famoso de Midões (Tábua) — como personagem misterioso para desenvolver uma narrativa teatral ficcional capaz de capitanear um argumento que se prolongasse para além da realidade que, no fim de contas, tem versões ainda tão contraditórias. Cada vivente acrescenta mais um ponto a uma história que, a priori, é tão epopeica e tão fantástica no imaginário popular. Enganem-se aqueles que procurarão neste espetáculo a verdade histórica, pois a dramaturgia explorará a vida misteriosa de um personagem à deriva por esse mundo fora.
O envolvimento da comunidade como protagonista colectivo da narrativa fantasista e dos músicos da Academia Artística do Município de Tábua como acompanhantes da viagem ficcional asseguram uma odisseia onde uma aventura sem limites geográficos será guiada por aquilo que poderia ser um sonho de cárcere do João Brandão.
Durante meses, um intenso trabalho de escrita narrativa que conduziu à versão teatral que irá ser apresentada. Os ensaios apaixonantes com o elenco de atrizes e atores, a criação poética e musical e o juntar de novelo protagonizado pela um coletivo de entusiásticos participantes amadores (que amam o que fazem), representam um cativante investimento artístico que perdurará certamente na memória das grandes realizações culturais de Tábua.
A encosta do jardim em frente do Município será o palco gigante e natural que será transformado por uma cenografia onde viajarão as aventuras dum João Brandão que nos transportará por episódios imaginários da história portuguesa e de muitas outras paragens.
Calendarização
dom
sáb
Ficha técnica e artística
Direção artística, guião dramatúrgico, versão teatral de José Rui Martins,
sobre texto original de R.M. Ribeiro
Assistência de encenação – Pedro Sousa, Raquel Costa, Sandra Santos e Gi da Conceição
Intérpretes do curso da EPTOLIVA: Carina Mendes, Carlos Ribeiro, Diogo Gonçalves, Inês Loureiro, Inês Nunes, Marco Faria, Marta Mesquita e os alunos de outros cursos da EPTOLIVA: Ana Sofia Costa, Cátia Correia, Leandro Araújo e Tiago Santos
Intérpretes locais: Alexandre Brito, André Neves, Beatriz Fernandes, Beatriz Nunes, Elisabete Almeida, Fátima Rosa, Filipa do Vale, Filipe Caetano, Gonçalo Fernandes, Guiomar Pedroso, Jikke Otte, Joana Gomes, Mariana Santos, Noé Silva, Odete Claro, Paula do Vale, Pedro Nunes e Sílvia Nunes
Intérpretes do jardim de infância: Ana Filipa Costa, Ariana Alcântara, Camila Carvalho, Dário Borges, Dinis Oliveira, Elisabete Abade, Eva Rodrigues, Francisco Borges, Guilherme Custódio, Gustavo Dias, Gustavo Portugal, Juliana Nunes, Lara Nobre, Laura Figueiredo Alves, Leonor Esteves, Maria Figueiredo, Maria Leonor Carvalho, Martim Costa, Martim Pinto, Matilde Borges, Nuno Morais, Otis, Rita Tavares, Sílvia Pereira, Thomas Abreu e Vitória Castro.
Poemas e canções – Ricardo Fonseca Mota
Cenografia – ZéTavares e José Rui Martins
Figurinos e adereços – Cláudia Ribeiro
Apoio à interpretação – Raquel Costa e Sandra Santos
Interpretação e direção musicais– Academia Artística do Município de Tábua, sob a direção do Maestro Pedro Carvalho
Compositor e instrumentista de cavaquinhos – Luís Pedro Madeira
Direção de montagem – Natália Rodrigues
Assistente de montagem – Rui Sérgio Henriques
Coordenação de implantação de palcos – António Eliseu
Apoio à produção – Daniel Marques, Maria José Costa e Sónia Garcia (Centro Cultural de Tábua)
Desenho e operação de luz – Paulo Neto
Desenho e operação de som – Luís Viegas
Assistentes de cena, interpretação e apoio à montagem – António Gonçalves, António Rebelo, Ilda Teixeira, Natália Rodrigues, Pompeu José, Raquel Silva e Sandra Santos
Assistentes de Produção - Luís Branquinho, Marta Costa e Rui Coimbra
Design Gráfico – Carlos Mesquita
Agradecimentos Direção da EPTOLIVA, Equipa da Biblioteca João Brandão, Equipa de montagem da Câmara Municipal de Tábua, Engº José Lima Lima
… e, de forma particular, ao Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tábua que, pelo seu dedicação e entusiasmo, muito contribuíram para que esta aventura artística passasse do sonho à realidade.