SÁB fora de cena Fogo! Um espetáculo cómico e musical que procura exorcizar o medo e jogar com a riqueza de significados da palavra e das emoções nela contidas.
Maiores de 6
50 minutos
SÁB
fora de cena
Maiores de 6
50 minutos
Calendarização
sáb
sex
dom
sex
dom
sex
sáb
sex
sáb
sex
sáb
qui
sáb
sex
dom
sáb
dom
sáb
sex
Fogo!
Após os incêndios de outubro de 2017, o Trigo Limpo teatro ACERT criou um novo projeto de criação e circulação teatrais, Café com Teatro, e construiu já dois espetáculos no âmbito desse projeto. Fogo! e Água estrearam no Bar ACERT, a 16 de março e a 25 de maio de 2018, respetivamente, e partiram em digressão, fora de portas, pelas freguesias do concelho de Tondela que foram afetadas pela catástrofe, bem como por outras localidades que desejem refletir, de maneira divertida e poética, sobre os efeitos das alterações provocadas pelo ser humano no meio ambiente. E nestes espetáculos, rimo-nos de quê? Da nossa impotência perante a força dos elementos e da pequenez que sentimos quando somos confrontados com os erros que cometemos na nossa relação com o planeta Terra.
O primeiro espetáculo, Fogo!, tem como figura central um bombeiro e ironiza sobre os dramáticos acontecimentos, levando-nos a rir e a refletir sobre quão implacável é a natureza e como apenas reagimos à desgraça depois da “casa arrombada”: “…Os bombeiros, minha senhora, não podem andar por aí com uma malinha e uma mangueirinha a correr de casa em casa. Estou a ver os voluntários a oferecer fogos a preços módicos, arda agora e pague depois, quem que embrulhe ou leva assim! Está bem está, incêndios por catálogo, como fazem com as urnas e as flores dor mortos…”
O segundo espetáculo, Água, mantém o registo irónico do espetáculo anterior e mergulha, com humor, nas águas mornas da nossa passividade e no modo como quase não reagimos à destruição do elemento líquido. Esse elemento essencial à nossa existência e que maltratamos de forma tão violenta, esse elemento que nos habita e que habita o nosso planeta em percentagem tão elevada, e que conscientemente destruímos, lavando de seguida as mãos e atirando para trás das costas a água suja com que as lavámos e onde diluímos a culpa que é de todos.
Calendarização
sáb
sex
dom
sex
dom
sex
sáb
sex
sáb
sex
sáb
qui
sáb
sex
dom
sáb
dom
sáb
sex
Ficha técnica e artística
Texto: a partir de Luís Vaz de Camões, Santos Fernando, Ricardo Araújo Pereira e Raul Solnado
Dramaturgia, encenação e interpretação: Pompeu José, Raquel Costa e Sandra Santos
Cenografia: Coletiva
Desenho de luz: Paulo Neto
Sonoplastia: Luís Viegas
Figurinos: Coletivo
Desenho gráfico: Zétavares
Fotografia de cena: Carlos Fernandes e Ricardo Chaves
Produção: Marta Costa
Apoio à produção: Rui Coimbra
Agradecimento:
Bombeiros Voluntários de Tondela
128ª Produção do Trigo Limpo teatro ACERT
Estreado a 16 de março de 2018
Duração: 50 minutos / Maiores de 6