30 abr , 2015
QUI
fora de cena Concerto "A Viagem do Elefante" LUIS PASTOR E A COR DA LÍNGUA ACERT Canções do espectáculo "A Viagem do Elefante"
30 abr , 2015
QUI
Canções do espectáculo "A Viagem do Elefante"

fora de cena

Calendarização

30 abr
qui
2015
Lisboa  (Centro Cultural de Belém - Pequeno Auditório)
24 fev
ter
2015
  (Centro Cultural de la Villa - Madrid)
22 fev
dom
2015
Coimbra  (Conservatório de Música de Coimbra)

Concerto "A Viagem do Elefante"

LUIS PASTOR E A COR DA LÍNGUA ACERT

A partir do conto de José Saramago

Concertos de lançamento do CD/Livro

Os poemas de José Saramago estiveram na origem das canções criadas por Luis Pastor para a música de cena, interpretada ao vivo, no espetáculo de teatro de rua A Viagem do Elefante, criado pelo Trigo Limpo teatro ACERT a partir do conto homónimo de José Saramago.

Gravado o CD/Livro com o registo dessas canções, as apresentações ao vivo oferecem uma interpretação renovada dos temas de estúdio, deixando ouvir o fado, a morna, a chula, o flamenco mestiçados com novas identidades, como se um novo corpo ganhasse vida para palmilhar outra viagem. Como se escuta numa das canções: “palma com palma/ coração e coração/ e gosto de alma”.

A Fundação José Saramago continua afetivamente associada a esta Viagem musical que, tal como o espetáculo de teatro, tem como guia o nosso Nobel, criador de livros e de sonhos. O Conservatório de Música de Coimbra, parceiro relevante do projeto, é coprodutor do concerto de Coimbra.

Mais de 30.000 espectadores assistiram, em 2013/14, às 25 apresentações da digressão do espetáculo teatral por várias cidades portuguesas e por Espanha. Mais de um milhar de atores e músicos locais desempenharam um papel determinante no êxito projeto, façanha que os concertos de apresentação do CD/Livro A Viagem do Elefante também pretendem celebrar.

"José Saramago escreveu A Viagem do Elefante porque a façanha de Salomão tinha de ser contada, e contar é a forma que os escritores têm de erigir monumentos. Depois, os homens e mulheres do Trigo Limpo teatro ACERT com Luis Pastor e os voluntários de cada lugar coroaram a obra e deixaram que nela tomassem lugar todos os que gozámos a passagem de Salomão e a sua capacidade de provocar emoções."
Pilar del Río

Calendarização

30 abr
qui
2015
Lisboa  (Centro Cultural de Belém - Pequeno Auditório)
24 fev
ter
2015
  (Centro Cultural de la Villa - Madrid)
22 fev
dom
2015
Coimbra  (Conservatório de Música de Coimbra)

Ficha técnica e artística

Músicas: Luis Pastor
Letras: José Saramago
Arranjos: A Cor Da Língua ACERT
Luis Pastor (Voz, guitarra e timple) , Carlos Peninha (guitarras), Luísa Vieira (flautas), Lydia Pinho (Violoncelo), Miguel Cardoso (Baixo e Braguesa) e Rui Lúcio (Percussões)

MÚSICOS CONVIDADOS
Adriano Franco (trompete), André Cardoso (guitarra e guitarra portuguesa), João Vilão (Fliscorne), Jorge Campos (Clarinete), Jorge Cardoso (Oboé), Manuel Maio (Bandolim e Violino) e Pedro Santos (Trombone)

Técnico de som – Luís Viegas, Técnico de luz – Paulo Neto, Produção executiva – José Rui Martins, Parceria: Fundação José Saramago e Conservatório de Música de Coimbra


Galeria de Imagens