QUA fora de cena Circonferências Interiores III O Trigo Limpo teatro Acert apresenta circOnferências, a sua 81ª produção teatral, baseada em Conferências do Sr. Eliot de Gonçalo M. Tavares e Dicotomias de Hélia Correia, com interpretação de Ilda Teixeira e Pompeu José. É o terceiro espectáculo d
QUA
fora de cena
Calendarização
ter
QUA
qua
sex
sáb
sáb
qui
sáb
dom
sex
sáb
ter
seg
sex
SÁB
sex
sex
qui
sáb
sex
SÁB
qui
Circonferências
Para o projecto “interiores” o Trigo Limpo teatro Acert convidou 6 escritores a escreverem textos originais para a criação de 3 espectáculos que, de alguma forma, cruzassem os textos, dois a dois.
No primeiro espectáculo “duas histórias de solidão, duas histórias a sós” foi o cenário e a sua utilização obsessiva que ligou os textos de Eduarda Dionísio e Jaime Rocha; no segundo o entendimento iniciou-se logo na escrita pois o Mia Couto e o Agualusa fabricaram o texto de cada um em total cumplicidade, nascendo o “chovem amores na rua do matador” do cruzamento do masculino e do feminino que eles propunham; a terceira etapa destes interiores partiu dos textos de Hélia Correia e Gonçalo M. Tavares, por coincidência (?) duas conferências que remetem a visão do mundo e do ser humano como habitante desse mundo para um registo que parecerá absurdo numa abordagem inicial mas que posteriormente reconhecemos como irónico.
O nosso desafio consistiu em descobrir a história possível que ligasse os dois textos. O ponto de partida foi o “casal” de conferencistas. Da relação destas duas personagens nasceu a narrativa. O cenário veio unificar o universo que se ia desenhando. Na nossa cabeça apareciam memórias do “ovo da serpente” de Bergman. A representação passou a evidenciar o grotesco de todas situações. Um grito, uma urgência, um entusiasmo excessivo passaram a estar escondidos por trás de tudo o que se dizia e fazia.
“circOnferências” nasce assim da releitura dos textos propostos tornando-os uma conversa com o público de um casal de conferencistas possivelmente militantes do alertar de consciências e do provocar da reflexão (em pelo menos um dos espectadores presentes em cada uma das sessões). O espectáculo é o resultado final, não só da criação teatral realizada a partir dos monólogos, mas também da aprendizagem efectuada nos projectos anteriores. Foram exploradas novas relações dos textos e dos actores com o espaço cénico, com a luz e com o público.
Tentámos também sempre uma abordagem de relacionamento entre as personagens abrindo espaços à interacção. É sobre estes pressupostos que nasce circOnferências. Uma nova maneira de falar dos redondos de que todos somos feitos, de que são feitos os mundos e o universo.
Calendarização
ter
QUA
qua
sex
sáb
sáb
qui
sáb
dom
sex
sáb
ter
seg
sex
SÁB
sex
sex
qui
sáb
sex
SÁB
qui
Ficha técnica e artística
Texto a partir de “As Conferências do Sr. Eliot” de Gonçalo M. Tavares e “Dicotomias” de Hélia Correia
Encenação Pompeu José
Interpretação Ilda Teixeira e Pompeu José
Assistência Gil Rodrigues e Sandra Santos
Cenografia Pompeu José e Zé Tavares
Desenho de Luz Luís Viegas
Figurinos Ruy Malheiro
Sonoplastia Cajó Viegas
Operação técnica Paulo Neto
Serralharia Rui Ribeiro
Desenho gráfico Zétavares
Fotografia Carlos Teles e Eduardo Araújo
Registo vídeo Zito Marques
Agradecimentos Sociedade do Caramulo, Graciano Cruz e Seridois