SÁB co-produção A fuga das freiras Espetáculo Teatral Comunitário encenação e dramaturgia: Trigo Limpo teatro ACERT organização câmara municipal de aguiar da beira
SÁB
co-produção
fora de cena
Calendarização
sáb
sáb
A fuga das freiras
No início deste ano, fomos desafiados pelo município de Aguiar da Beira para criarmos, juntamente com o grupo de teatro Grup’Arte, um espetáculo de teatro comunitário, com base no facto histórico que terá estado na origem da devoção em torno da Ermida de Nossa Senhora da Lapa.
Reza a história que uns mouros, comandados pelo General Almançor, terão atacado e saqueado aquela localidade, e que as freiras beneditinas residentes no convento que lá existia, fugiram, para escaparem ao massacre, levando consigo uma imagem de Nª Srª. que terão escondido depois numa gruta (lapa). Ao que consta, a dita imagem manteve-se conservada no mesmo local, tendo sido encontrada, apenas 500 anos depois, por uma pastora.
O mote já estava dado, havia, então, que deitar mãos à obra.
Lançámos em junho a primeira pedra deste modesto edifício, avançando primeiro com uma ação de formação para os elementos do grupo de teatro, seguindo-se depois um processo de montagem e composição deste espectáculo teatral, que não sendo uma reconstituição histórica, nos conta uma história paralela, com anseios, medos, risos e conflitos, que fazem parte de uma matéria intemporal, que atravessa passado, presente e futuro.
E foi já nesta última semana que se juntaram a nós os músicos da terra e alguns elementos da comunidade local, que deram as pinceladas finais para que esta casa ficasse completa.
Resta-nos, a todos, lembrar que este é o culminar de um longo e enriquecedor processo de trabalho, de partilha, e amizade que temos vindo a estabelecer com esta terra ao longo dos últimos dez anos. E é por isso que, voltar aqui é sempre regressar a casa.
Calendarização
sáb
sáb
Ficha técnica e artística
Direção Artística: Pompeu José
Dramaturgia: Pompeu José, Ilda Teixeira e Sandra Santos
Encenação: Ilda Teixeira e Sandra Santos
Desenho e Operação de Luz: Paulo Neto
Sonoplastia: Luís Viegas
Desenho Gráfico: Zetavares
Seleção de Figurinos: Ilda Teixeira e Sandra Santos
Adereços: Trigo Limpo teatro ACERT e Grup’Arte
Equipamento de luz e som: Stageland
Pirotecnia: Pirotécnica do Dão
Carpintaria de cena: Carmosserra
Secretariado: Marta Costa e Rui Vale
Assistente de produção: Rui Coimbra
Produção: Trigo Limpo teatro ACERT e Grup’Arte
Fotografia: Ricardo Chaves
INTÉRPRETES
Atores do grupo de teatro Grup’arte
A. Ferreira, Ana Gomes, Ana Parra, Anabela Melo, António Chaves Andrade, Carlitos Campos, Gabriel Valverde, João Carlos Campos, Joaquim Barranha, Maria Miguel Valverde, Martim Gonçalves, Raquel Caetano, Raquel Valverde, Rosa Fidalgo, Teresa Campos, Vasco Costa, Zé Bigodes e Zé Luís Frias
Participantes Locais
Aníbal Elvas, Tiago Ferreira, Marco Cardoso, Agostinho Morgado, Manuela Silva, Rui Soares, Maria da Luz Soares, Elisabete Lopes, Francisca Lopes, Maria Angelina Pinto, Lúcia Gonçalves, Maria das Neves Rodrigues, Maria Beatriz Valverde, Rosa Pedro, Maria Carlos Valverde, Natalina Cunha, Rita Figueiredo, Nádia Augusto, Maria de Fátima Marques, Maria Filomena Rodrigues, António Elias, João Santos, Antónia Cardoso, Rita Mendes, Sandra Gonçalves, Margarida Ferreira, Carla Rodrigues, Luana Rodrigues, Márcia Nascimento, Leonor Vaz, Belmira Sena, Henrique Ferreira, Nuno Vaz, Aristides Santos, Ana Maria Rodrigues, José Alfredo do Amaral
Participação especial da égua Boneca
Participação musical
Cant’Arte – Raízes da Terra
Rancho Folclórico de Pena Verde
Grupo de concertinas Clave de Sol Grupo de Concertinas da Farra
Grupo de Bombos do Carapito
Orquestra da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Aguiar da Beira
Agradecimentos
Câmara Municipal de Tondela
GNR de Aguiar da Beira
Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira
Paróquia de Santo Eusébio (Capela São Marcos)
Aurélio Coelho
Nuno Gonçalves
Estreado a 26 de setembro de 2015 Às 21:30 no Largo dos Monumentos em Aguiar da Beira