Gustavo Cunha venceu todas as provas do circuito nacional de escalada de bloco da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME), na categoria de juniores, num ano em que a federação obteve, finalmente, a tutela da modalidade perante o estado português.
A FPME, criada por escaladores e para escaladores, no ano de 2002, revindicava desde então a representatividade da modalidade perante o estado. Depois dum quase infindável processo de luta jurídica, o estatuto de utilidade pública desportiva foi, finalmente, entregue a esta federação, que o Gustavo representa, desde sempre. Perspetivam-se agora mais apoios financeiros e uma melhor estrutura técnica, capaz de levar mais avante o projeto da seleção nacional de escalada. Sobretudo agora que já é modalidade olímpica.
Nascido e criado em Tondela, atualmente o Gustavo estuda e mora em Lisboa, tendo passado a treinar por lá, com a equipa “9.8 Gravity”. No entanto, e apesar de treinar com esta equipa, o Gustavo continua a representar Tondela, competindo pela ACERT, clube do seu coração.
Neste que foi o seu último ano no escalão de júnior, o Gustavo venceu todas as provas do circuito, na categoria de júnior e em absoluto, na Maia em maio, Paião em novembro e Soure em dezembro. O ano de 2023 foi repleto de competições informais, organizadas por diversas entidades, nas quais o Gustavo foi participando, conseguindo quase sempre um lugar no pódio, na categoria absoluta.
Além das competições nacionais, em 2023, o Gustavo continuou a representar a seleção nacional, tendo participado em diversas provas, algumas das quais já como sénior. Soure, Kaunas, Graz, Imst, Duisburg como júnior e Chamonix, Briançon e Zilina como sénior. Estas participações proporcionaram-lhe a visita a diversos países, nomeadamente Lituânia, Áustria, Alemanha, Eslováquia e França. Participou ainda num festival de escalada em rocha, com a equipa da La Sportiva, em Rodellar (Espanha). Os resultados internacionais continuam a não ser significativos, mas tem-se notado uma melhoria na performance e na confiança da seleção nacional.
Na próxima época desportiva o Gustavo passará oficialmente à categoria de sénior, passando a competir com alguns dos melhores escaladores dos últimos 20 anos, em Portugal. Prevê-se um circuito muito competitivo, com finais muito disputadas. Apesar do desafio acrescido, o Gustavo tem boas expetativas, uma vez que já venceu diversas provas no escalão absoluto.
É notável a forma como este jovem de 19 anos, consegue conciliar a sua agenda entre os estudos no curso de Gestão do Desporto, o trabalho em diversos ginásios de escalada, os habituais 5 a 6 treinos semanais, as competições e ainda a escalada em rocha. Já se tornou embaixador de uma loja de montanha – Yupik Outdoor Store - que lhe oferece equipamentos. Tem ainda o apoio da ACERT e do Município de Tondela, para as despesas das competições internacionais.
Só o treino e a determinação irão ditar os resultados do futuro do Gustavo, mas, com toda a certeza, não lhe faltarão motivação e disciplina para elevar o seu nível técnico e o condicionamento físico necessário para um desempenho de alta performance.