QUI
Maiores de 12
30 min.
Entrada Gratuita
QUI
café teatro
finta
estreia
Maiores de 12
30 min.
Entrada Gratuita
Calendarização
qui
DAS MÃOS SURGEM A LUMINESCÊNCIA E O ADEUS DO TEU ROSTO Sonata n.1
Este espetáculo/performance é uma travessia autoficcional, um rasgar da lucidez da memória, uma dança com fantasmas. Um jogo de sombras entre os vários abandonos que acumulamos na passagem do tempo e na reinvenção trágica da existência. Ao longo da vida construímos pequenas narrativas, inventamos memórias, no fundo, justificamos a nossa tristeza perante o inalcançável. Celebrar a derrota é o ato contemporâneo mais corajoso. São raros os que hoje aceitam de cabeça erguida as suas derrotas e que se reinventam através delas. Não seriamos mais humanos se assim o fizéssemos? Talvez. Não sei. Talvez seja esta a nova humanidade: a que produz sempre bons resultados, a que não arrisca a falha, a que se contenta com o possível.
Sobre o projeto:
“Das tuas mãos surgem a luminescência e o adeus do teu rosto, sonata nº1” é a primeira criação em nome individual de Teresa Machado. Surge como desafio lançado para integrar a rubrica Santos da Casa Teatro, inserido na 30ª edição do Finta – Festival Internacional de Teatro ACERT. Este projeto terá como ponto de partida a exploração solística da performer num lugar de encontro de intimidade com o espetador, e simultaneamente da exposição da vulnerabilidade do corpo quando inscrito na solidão da ação cénica.
Sobre o projeto Santos da Casa – Teatro:
Santos da Casa é um projeto da ACERT que tem como objetivo divulgar jovens artistas que de algum modo tenham iniciado a sua formação artística na ACERT. Nesta edição do FINTA daremos a conhecer duas jovens talentosas, na área do Teatro, que iniciaram a sua formação no Na Xina Lua – Grupo de Teatro da Escola Secundária de Tondela, fundado em 2000. Desde a sua fundação o Na Xina Lua é dirigido por elementos do Trigo Limpo teatro ACERT e criam os seus espetáculos em residência artística na ACERT. Neste projeto “Santos da Casa” desafiamos estes jovens a criarem um espetáculo de curta duração para ser apresentado no âmbito do Festival.
Calendarização
qui
Ficha técnica e artística
Criação: Teresa Machado
Texto, espaço cénico e interpretação: Teresa Machado
Apoio à criação: Tiago Vieira