18 nov , 2023
SÁB
finta AS FILLAS BRAVAS E O MITO DE CASSANDRA CHÉVERE | ESPANHA As mudanças climáticas cantadas por três mulheres de aldeia.
Classificação
Maiores de 12
Duração
55 min.
Preço

Entrada Gratuita

18 nov , 2023
SÁB
As mudanças climáticas cantadas por três mulheres de aldeia.

finta

café teatro

Classificação
Maiores de 12
Duração
55 min.
Preço

Entrada Gratuita

Calendarização

18 nov
sáb
23:00
2023
Tondela  (Bar ACERT)

AS FILLAS BRAVAS E O MITO DE CASSANDRA

CHÉVERE | ESPANHA

Três mulheres idosas tentam entender as mudanças climáticas e lidar com elas aplicando o conhecimento e a experiência de uma longa vida no meio rural. “As Fillas bravas” são três mulheres, acompanhadas das suas pandeiretas, que cantam e contam histórias ouvidas ou inventadas, levando-nos a refletir sobre temas atuais com uma boa dose de humor.

 

Sobre o espetáculo:

As fillas bravas” são três mulheres pandeireteiras vindas da Galiza. Neste novo espetáculo, utilizam as fontes do teatro clássico grego e a música tradicional galega como ferramentas para articular a sua conversa cantada.

“As Filhas Bravas e o mito de Cassandra” é, por um lado, um espetáculo em que três mulheres idosas tentam entender as mudanças climáticas e lidar com elas aplicando o conhecimento e a experiência de uma longa vida no meio rural. Por outro é um espetáculo com perspetiva de género em busca de personagens femininas empoderadas, colocando o foco numa mulher afirmativa, autónoma, criativa e envolvida na comunidade.

O espetáculo é fruto do processo de colaboração com o Grupo de Investigação em Pedagogia Social e Educação Ambiental (SEPA-interea), da Universidade de Santiago de Compostela, e faz parte das ações do projeto RESCLIMA-EDU2, que tem como objetivo consciencializar a população e motivar a ação social perante a emergência climática e a deterioração ambiental.

 

Sobre a companhia:

Chévere é uma companhia de agitação teatral com mais de 35 anos de trabalho, que soube manter naturalmente uma proposta cénica tão irreverente quanto genuína. Em 2014 recebeu o Prêmio Nacional de Teatro, pelo seu compromisso social e cultural e pela sua trajetória consistente de criação coletiva e conexão crítica com a realidade.

Calendarização

18 nov
sáb
23:00
2023
Tondela  (Bar ACERT)

Ficha técnica e artística

Interpretação: Patricia de Lorenzo (Isaura), Mónica García (Dosinda), Arantza Villar (Benedita)

Direção e dramaturgia: Xron

Escrita: Manuel Cortés

Técnica: Xacobe Martínez Antelo/Fidel Vázquez

Acessoria musical: Inés Portela

Comunicação: Xana García

Gráfica: Yoseba Muruzábal

Adereços: Maribel Gomez.

Uma produção Chévere, com o apoio de Agadic/ Junta da Galiza e a colaboração do Grupo de Investigação em Pedagogia Social e Educação Ambiental-SEPA, do Departamento de Pedagogia e Didática da USC.