SEX finta A_MASSA A Algures | PORTUGAL Duas palhaças ensinam o seu público a fazer pão. É só água, farinha e sal… o que pode correr mal? Entre um espetáculo de clown e um showcooking, com uma pitada de percalços poéticos, divertidos e algo inesperados, e uma boa dose de riso.
Maiores de 6
45 min.
Entrada Gratuita
SEX
finta
café teatro
Maiores de 6
45 min.
Entrada Gratuita
Calendarização
sex
A_MASSA
“A_MASSA” é um showcooking. Ou será uma comédia de acidentes? Susanation e Socorro estão empenhadas em cozinhar e oferecer o melhor pão ao público presente. Para todas as pessoas que gostam de pão, este espetáculo glúten-free fala-nos dos afazeres do dia-a-dia e de como nem sempre as coisas correm como esperamos. “A_MASSA” conduz o público numa jornada de percalços poéticos, divertidos e algo inesperados.
Sobre o espetáculo:
“A_MASSA” é um espetáculo de clown protagonizado por Susanation e Socorro. Parte de uma pesquisa de teatro físico e de objetos, que recorre a técnicas de humor, como a máscara e a triangulação para enaltecer a inocência perante um mundo hostil.
Após três anos de programação do TEM GRAÇA, Festival Internacional de Mulheres Palhaças, e fruto de muitas conversas e trocas artísticas com as participantes do festival, a Algures sentiu a necessidade de criar um espetáculo de rua que pudesse integrar as várias linguagens da comicidade feminina. É, portanto, um espetáculo que resulta de anos de pesquisa em torno da comicidade, do clown poético, da fisicalidade e da dramaturgia cómica. O jogo do clown, e a simplicidade de fazer rir com os acidentes mais básicos, fazem-nos refletir sobre como podemos rir sobre a nossa própria tragédia.
É um espetáculo para todas as idades, dirigido pela argentina Jimena Cavalleti (AR) levemente inspirado num espetáculo do Grupo Trampulim (BR) com o qual estivemos em residência artística em maio de 2023. Além das intérpretes Poliana Tuchia e Susana Cecílio, conta com a direção de arte da artista Elisa Rossin e produção de Ana Pinto.
“A_MASSA” é um espetáculo d’A Algures livremente inspirado na “Receita”, uma performance do grupo Trampulim (Belo Horizonte, Brasil).
Sobre a companhia:
Fundada em 2008, A ALGURES trabalha nas áreas do teatro, a narração oral e o clown.
Tem como objetivos centrais a descentralização e diversificação da oferta cultural, o reconhecimento das mulheres profissionais deste setor, e a criação de espaços de partilha através das artes cénicas. Cria espetáculos que cruzam repertórios da literatura popular com a literatura erudita, programa com regularidade, abrangendo públicos diversos e contextos menos evidentes. Desde 2020, programa e produz o TEM GRAÇA - Festival Internacional de Mulheres Palhaças.
Calendarização
sex
Ficha técnica e artística
Direção: Jimena Cavalletti
Criação e Interpretação: Poliana Tuchia e Susana Cecílio
Produção: Ana Pinto
Direção de arte, figurinos e cenário: Elisa Rossin
Fotografia e Vídeo: Beth Freitas
Residência de criação I e coreografia: Adriana Morales e Tiago Mafra (Grupo Trampulim
Residência de criação II: CultivamosCultura