14 MAR
SÁB
11:00
teatro CORALINDA Elefante Elegante | Galiza em Coprodução Novo Ciclo Acert Um espetáculo sem texto que nos lembra que, se ignorarmos o medo, há sempre a possibilidade de um mundo mais colorido à nossa espera.
Classificação
Maiores de 12
Duração
6o MIN
Preço

Bilhete Família

BILHETEIRA ONLINE

14 MAR
SÁB
11:00
Um espetáculo sem texto que nos lembra que, se ignorarmos o medo, há sempre a possibilidade de um mundo mais colorido à nossa espera.

teatro

Para famílias

Co-Produção RTCP

teatro público escolar

Classificação
Maiores de 12
Duração
6o MIN
Preço

Bilhete Família

BILHETEIRA ONLINE

Calendarização

14 mar
sáb
11:00
2026
Tondela  (Auditório Carla Torres)

CORALINDA

Elefante Elegante | Galiza em Coprodução Novo Ciclo Acert

A ação inicia-se num lugar sujo. Um homem, vestido com roupas igualmente sujas, manipula uma série de caixas todas iguais: cinzentas, rígidas, todas iguais. Acompanha-os uma música que evoca uma marcha militar. Ele parece feliz na sua atividade solitária — dinâmica, constante, eficiente… e cinzenta.

Um dia, chega uma mulher. Entra a cantar e a dançar, leve e luminosa. Veste cores vivas e traz consigo uma exuberância impossível de ignorar. Aproxima-se dele. Mas o homem, desconfiado daquela energia tão exuberante, ergue com as suas caixas um enorme muro que lhe barra a entrada no seu espaço. Ela tenta explicar-lhe que vem em paz, com intenções amigáveis. Mas Sr. Amosse não está disponível para o diálogo com esta visitante. 

Triste, vai-se embora e deixa o homem a sós com o seu muro. Mais tarde, regressa e traz consigo caixas verdes, amarelas, violetas, grandes, médias, pequenas, triangulares, redondas e retangulares.

O Sr. Cinza é tomado por uma mistura de pânico e curiosidade.

Será possível que esta pessoa, aparentemente tão diferente, esteja a construir um lugar melhor? Um espaço onde todas as caixas, de todas as cores, formas e percursos, possam encontrar-se?

Estreia para público escolar: 13 de março

Calendarização

14 mar
sáb
11:00
2026
Tondela  (Auditório Carla Torres)

Ficha técnica e artística

Criação María Torres e Gonçalo Guerreiro Direção de Cena e Cenografia Gonçalo Guerreiro Interpretação María Torres e Pablo Sánchez Figurinos e Produção de Arte Carolina Díguele Composição Musical Manuel Fonte Loureiro Iluminação Laura Duarte Design Gráfico Carolina Díguele Fotografia Vanessa Rábade


Sobre a Companhia

A Companhia de teatro Elefante Elegante nasceu do desejo de desenvolver uma linguagem visual, poética e universal que não dependesse exclusivamente do texto e que permitisse a exploração de temas sociais e existenciais. As suas criações emergem do diálogo do teatro físico com a dança, a música e as artes visuais. As performances do Elefante Elegante baseiam-se na relação entre corpo e espaço e refletem uma investigação rigorosa de gestos, movimentos e imagens.

O jogo teatral baseia-se no trabalho artístico dos intérpretes e na sua constante interação com os elementos cénicos. A narrativa das ações físicas oscila entre a abstração do movimento dançado e a construção do enredo teatral. O corpo contém em si todos os segredos e revelações de uma encenação baseada na organicidade do dispositivo cénico e na dinâmica pictórica da organização do espaço sonoro e literário.

A companhia foi fundada por María Torres e Gonçalo Guerreiro no ano 2000 e esteve sediada na Bélgica durante os primeiros anos, antes de se estabelecer na Galiza em 2007. O grupo começou como um projeto experimental envolvendo atrizes e atores de diferentes países europeus. No palco, cada artista falava a sua própria linguagem. Esta tem sido a força motriz por trás da sua prática contínua de jogo corporal.

Atualmente, a Elefante Elegante está sediada na Câmara Municipal de Culleredo, na província da Corunha, onde é a companhia residente. Os seus espetáculos têm sido reconhecidos com vários prémios María Casares desde 2013.