27 jan
SÁB
exposição JÁ NÃO SE CONTAM OVELHAS PARA DORMIR? Andrea Inocêncio Entre o desenho e a fotografia, o retrato das mulheres da região e do silêncio que as rodeia. Uma homenagem às pastoras da Serra do Caramulo.
Preço

Entrada Gratuita

27 jan
SÁB
Entre o desenho e a fotografia, o retrato das mulheres da região e do silêncio que as rodeia. Uma homenagem às pastoras da Serra do Caramulo.

exposição

Preço

Entrada Gratuita

Calendarização

27 jan
sáb
18:00
2024
até
09
MAR
SÁB
23:00
Tondela  (Galeria ACERT)

JÁ NÃO SE CONTAM OVELHAS PARA DORMIR?

Andrea Inocêncio

Continuando a sua pesquisa sobre o silêncio, Andrea Inocêncio criou esta exposição em grande proximidade com as comunidades femininas da região de Tondela — em particular com as que se encontram numa maior relação com o meio natural, mas que, devido aos efeitos da globalização, avanços tecnológicos, etc., se abeiram do silenciamento. Assim este é também um trabalho que presta homenagem às pastoras da Serra do Caramulo.

Ao contrário da norma, em que usualmente são os homens a guardar os rebanhos, na Serra do Caramulo a tarefa recai sobretudo nas mulheres. Esta é uma profissão que tende a desaparecer, a não ser que mais jovens como a Márcia — que realizou o sonho de dar continuidade ao trabalho da avó — queiram abraçar uma vida que pende entre a harmonia com a natureza, e a precariedade que a profissão acarreta.

 

A exposição inclui também registos de mulheres, pastoras, reformadas. Apesar de já não exercerem a atividade de pastoreio — por variados motivos —, são a imagem da resiliência característica das mulheres desta região. 

 

Os homens fazem também parte da exposição, em particular os  que dão apoio às suas esposas, mas também em caso excecional, uma história de vida de um homem que enviuvou cedo, e travou uma batalha para criar e sustentar sozinho os seus dois filhos.

Calendarização

27 jan
sáb
18:00
2024
até
09
MAR
SÁB
23:00
Tondela  (Galeria ACERT)