SÁB teatro O HOMEM DE BRANCO TEIA – Alvarim A história de um rapaz polaco, que fez teatro, viveu a segunda guerra mundial, foi padre, bispo e chegou a Papa… Karol Wojtyla mais conhecido por João Paulo II.
Maiores de 6
60 min.
2,5€
SÁB
teatro
Comunidade n'ACERT
Maiores de 6
60 min.
2,5€
Calendarização
sáb
O HOMEM DE BRANCO
“O homem de branco” conta a história de um rapaz polaco, que fez teatro, viveu a segunda guerra mundial, foi padre, bispo e chegou a Papa…
A história começa numa pequena aldeia que tem um pequeno grupo de teatro que está a ensaiar a peça “A loja do ourives” escrita por Karol Wojtyla.
Ao ensaiarem ficam curiosos e decidem perceber melhor quem é aquele homem, o autor da peça, e partem à sua descoberta, levando-nos consigo.
Quando me convidaram para apoiar o TEIA na construção de mais um espetáculo e me disseram que era sobre João Paulo II, “detive-me surpreso”. (Tal e qual como a personagem Carlos de “A loja do ourives” depois de perguntar à Guida: - Queres ser a minha companheira para toda a vida? E ela, passado um bocado, lhe responder: - Quero!)
Depois pensei: - Já fizemos tantos espetáculos juntos, e tão diferentes… por exemplo o “Não se paga, não se paga” e “O casal moderno”… porque não este “O homem de branco”? (Também eu me sentia curioso de saber quem seria aquele homem e de como iríamos contar a sua história.)
Cada criação teatral é uma enorme aventura, uma divertida viagem pela imaginação. E esta não fugiu à regra.
Para construirmos este espetáculo toda a equipa viveu momentos marcantes de diversão, trabalho, amizade e partilha.Fomos felizes a fazê-lo.
“O homem de branco” é um trabalho coletivo na verdadeira aceção da palavra. Acredito que cada um dos elementos envolvidos no processo dirá o mesmo.
Pompeu José
Calendarização
sáb
Ficha técnica e artística
20ª Produção TEIA: Teatro Experimental Intervenção de Alvarim
A partir de um texto de criação coletiva
Adaptação e encenação: Pompeu José
Assistente de encenação: Pedro Macedo
Interpretação: Anabela Pais, Fátima Santos, Filipa Lopes, João Pedro Macedo, Lurdes Macedo, Pedro Macedo, Sara Tavares e Tomás Viegas
Desenho de luz: Paulo Leão e Paulo Neto
Sonoplastia: António Costa
Videomapping: Miguel Marques
Cenografia e Figurinos: coletivo
Colaboração: João Zuzarte, João Lopes e Dina Pais
O TEIA é o Grupo de Teatro de Amadores da ARCA –Associação Recreativa e Cultural de Alvarim