SÁB Exposição de fotografia A Consciência do Judas Fotografia de Igor Ferreira O que fica quando o fogo se apaga, o que move uma comunidade a regressar ano após ano, o que não é palpável mas se torna visível em fotografia.
SÁB
Exposição de fotografia
Judas
Calendarização
sáb
SÁB
A Consciência do Judas
Judas tem consciência e em Tondela é coletiva.
A cada ano, emerge uma semana efémera, mas eterna em significado onde a tradição se abraça à renovação, enquanto a coletividade ultrapassa as barreiras dos limites individuais.
Existe um espírito que paira sobre a comunidade e é através de uma rara expressão comunitária que esta pessoas colaboram na construção de um espetáculo único. O símbolo grotesco do Judas, acusado de todos os males, desempenha o papel central nesta representação teatral. Contudo, estas fotografias tentam captar o que não é consumido pelas chamas, o que não marca o fim, mas o início de algo maior. A consciência coletiva que permanece e um sentimento de unidade que se enraíza nos corações dos participantes.
O objetivo é mergulhar numa busca para compreender o pulsar desta consciência, que transcende o tempo e o espaço, e que, a cada ano, renasce em Tondela com a certeza de que sim, o Judas vai rebentar.
Calendarização
sáb
SÁB