08 fev , 2019
SEX
teatro público escolar Auto da barca do inferno Teatro Actus Um espetáculo de Gil Vicente com um forte pendor crítico que atravessa várias épocas.
Duração
60
Preço

4

08 fev , 2019
SEX
Um espetáculo de Gil Vicente com um forte pendor crítico que atravessa várias épocas.

teatro público escolar

Duração
60
Preço

4

Calendarização

08 fev
sex
10:30
2019
Tondela  (Auditório 1)

Auto da barca do inferno

Teatro Actus

O tempo, no teatro, foge ao seu sentido arqueológico. O tempo que Gil Vicente põe em marcha com o Auto da Barca do Inferno não pertence apenas ao século XVI, mas atravessa todas as épocas. Acreditamos que ainda hoje aqueles dois juízes, aqueles “pescadores de almas”, Anjo e Diabo, estarão à nossa espera para nos apontar defeitos e virtudes, erros e boas ações.

Nesta encenação, procurámos realçar a diferença entre os papéis ativo e passivo do Diabo e do Anjo, conferindo ao primeiro a imagem de um andrógino mestre-de-cerimónias, pronto a receber na sua Barca uma variedade de convidados, e ao segundo a quietude de um ser que espera poucos visitantes, imperturbável como uma borboleta num casulo.

As personagens são apresentadas com trajes atuais, de forma a diminuir o distanciamento provocado pelo linguajar vicentino e a facilitar a identificação com o espetador. Os adereços de cada personagem farão parte de jogos cénicos que visam proporcionar uma melhor compreensão do sentido do texto. O exagero nas dimensões de alguns adereços, a deturpação da função que lhes é atribuída, tudo servirá para elucidar as intenções do autor e sublinhar as suas críticas sociais. O Parvo veste uma roupa demasiado grande, quase uma camisa de forças; o Onzeneiro carrega um bolsão gigante; a corda do Enforcado é do tamanho do palco.

Calendarização

08 fev
sex
10:30
2019
Tondela  (Auditório 1)

Ficha técnica e artística

Encenação: Tomé vieira

Elenco: Ana Dionísio, Ana Rita Santos, Carolina Bettencourt, Gonçalo Melo, Jorge Sequeira, Luís Gomes e Tomé Vieira

Sonoplastia e iluminação: António Pedro Costa

Produção: Isabel Matos e Cristina Alexandre


Sobre a companhia
O actus surgiu em 2003, pela mão de profissionais com vasta experiência em teatro didático. Aliando tradição e modernidade, propõem – nos uma conceção inovadora das peças didáticas ancoradas no texto original, especialmente pensadas para formar um público jovem. Num só ato, actus oferece o palco para um espetáculo repleto de vida, movimento, imaginação, e para uma aprendizagem lúdica do texto de Grandes Autores Portugueses.