18 fev , 2016
QUI
teatro público escolar Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente Gil Vicente para os alunos do 9º ano. Obrigatório ou prazenteiro pelo que representa?
Classificação
Maiores de 12
Duração
60 minutos
Preço

3€

18 fev , 2016
QUI
Gil Vicente para os alunos do 9º ano. Obrigatório ou prazenteiro pelo que representa?

teatro público escolar

Classificação
Maiores de 12
Duração
60 minutos
Preço

3€

Calendarização

18 fev
qui
10:30
2016
  (Auditório 1)

Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente

O tempo, no teatro, foge ao seu sentido arqueológico. O tempo que Gil vicente põe em marcha com o Auto da Barca do Inferno não pertence apenas ao século XVI, mas atravessa todas as épocas.

Acreditamos que ainda hoje aqueles dois juízes, aqueles “pescadores de almas”, Anjo e Diabo, estarão à nossa espera para nos apontar defeitos e virtudes, erros e boas ações.

Nesta encenação, procurámos realçar a diferença entre os papéis ativo e passivo do Diabo e do Anjo, conferindo ao primeiro a imagem de um andrógino mestre de cerimónias, pronto a receber na sua Barca uma variedade de convidados, e ao segundo a quietude de um ser que espera poucos visitantes, imperturbável como uma borboleta num casulo.

As personagens são apresentadas em trajes atuais, de forma a diminuir o distanciamento provocado pelo linguajar vicentino e a facilitar a identificação com o espetador. Os adereços de cada personagem farão parte de jogos cénicos que visam proporcionar uma melhor compreensão do sentido do texto. O exagero nas dimensões de alguns adereços, a deturpação da função que lhes é atribuída, tudo servirá para elucidar as intenções do autor e sublinhar as duas críticas sociais. O Parvo veste uma roupa demasiado grande, quase uma camisa de forças; o Onzeneiro carrega um bolsão gigante; a corda do Enforcado é do tamanho do palco.

Calendarização

18 fev
qui
10:30
2016
  (Auditório 1)

Ficha técnica e artística

Encenação: Tomé Vieira
Elenco: Ana Dionísio, Carolina Bettencourt, Jorge Sequeira, Luís Gomes, Miguel Curiel, Sofia Dias e Tomé Vieira
Sonoplastia e iluminação: João Gomes da Silva
Produção: Isabel Matos e Susana Sousa