O FINTA – Festival Internacional de Teatro da ACERT é o culminar da programação anual de teatro do Novo Ciclo ACERT e regressa, já em novembro, para a sua 28ª edição.
O convite é para todos: Venham fazer connosco a grande festa do teatro!
EDITORIAL
O FINTA – Festival Internacional de Teatro da ACERT é o culminar da programação anual de teatro do Novo Ciclo ACERT e regressa, já em novembro, para a sua 28ª edição.
No ano em que a ACERT passa a pertencer à RTCP - rede de teatros e cine-teatros portugueses, o FINTA ganha mais dias de festival, realizando-se ao longo de 5 dias – de terça a sábado - com um programa rico que combina oito espetáculos, uma exposição, um workshop e o lançamento de dois Cadernos de Teatro da ACERT.
Este ano o público poderá usufruir de uma programação diversificada, com espetáculos intensos e inovadores, na qual queremos destacar a qualidade de criações portuguesas e espanholas, celebrando não só teatro ibérico, mas também o teatro na sua transversalidade com outras disciplinas artísticas.
A abertura do festival será marcada por uma ópera de Donizetti, “Rita”, numa produção adaptada para português pela Versus e Duetos. A celebração do Teatro continua com dois excelentes espetáculos de texto “Kiki Van Bethoven” pelo Teatro Meridional e “Genoma B”, da companhia espanhola Albadulake, que nos traz uma adaptação contemporânea da peça “A casa de Bernarda Alba”, cruzando circo, dança e música.
As crianças e suas famílias serão convidadas para três espetáculos: o espetáculo “Laika”, vencedor de vários prémios, da companhia Xirriquiteula Teatre, “Una Niña”, da companhia La Rous Teatro, um espetáculo sem palavras que convoca o imaginário infantil que vive dentro dos adultos e, ainda, por “Calma!”, do artista Guillem Álba, um espetáculo poético e divertido que, com muito clown à mistura, pede que deixemos a pressa de lado para viver.
Nesta edição retomaremos ainda os cafés-teatro com os espetáculos “Carmen's Stories” pelo Teatro dos Aloés, uma clown aficionada pelas personagens femininas Shakesperianas, e “Salto Vocale” do artista belga Bernard Massuir, que nos levará numa viagem sonora e repleta de humor.
A cada edição procuramos que o FINTA seja um momento único de encontro e partilha entre criadores e público, com espetáculos e atividades para todas as idades, e com a vontade de estar próximos da comunidade que nos rodeia.