1992
Assi Se Fazem As Cousas
A nossa primeira edição discográfica
Dando continuidade a um grande número de espectáculos musicais com forte com- ponente teatral, iniciados em 1986 por Carlos Clara Gomes e José Rui, passando pela forte implantação do grupo Fura–Fura / ACERT em vários espaços e localidades do país e estrangeiro, com a divulgação da música popular portuguesa e da poesia dos autores contemporâneos, surge a primeira edição discográfica da ACERT com originais de Carlos Clara Gomes, criados para vários espectáculos do TRIGO LIMPO teatro ACERT.
o teatro é o sentido do risco.
este disco só existe porque houve peças que precisaram de música.
Algumas não tinham inicialmente os textos que hoje apresentamos, algumas só possuíam uma secção, à qual se juntaram outras para lhes conferir antítese de discurso;
A outras foi suprimida a melodia para que as vozes se pudessem mover com mais liberdade sobre a estrutura harmónica, outras, ainda, perderam secções que as prejudicariam for a do contexto cénico.
por isso, este trabalho tem as cores do risco. nada acontece num estúdio frio.
Tudo se passa num auditório. com gente.
No palco e na plateia.
optámos por não suprimir alguns ruídos adjacentes à execução, tais como respirações, dedos nas cordas, sopros, etc., com o objectivo de ainda mais acentuar essa coloração, porque entendemos os instrumentos não só como prolongamento do corpo humano, mas também como possuidores de vida própria, exprimindo-se, como nós, com a sua alma privativa.
não quisemos seguir um esquema de tempo mecânico cujo rigor e frieza fossem prejudiciais à dinâmica musical e, por tal, subscrevemos um conceito de tempo mais humano.
ouvimos queixas, palpites, sugestões e reprimendas que nos obrigaram a vergar a mola e fazer melhor. recebemos as opiniões externas como pérolas.
e aquele momento mágico, aquele passo pequenino, carregado de riscos e aventuras está aqui fotografado, com todas as qualidades e espúrias próprias de quem se expõe.
assim mesmo. transparente e sincero.
e (desculpem a franqueza) honesto.
Resta-me agradecer a toda a equipa de amigos que comigo navegaram nesta nau.
e a todos os que ajudaram neste projecto, com destaque para os técnicos que transformaram a hostilidade dum estúdio num local soalheiro e agradável para se viver.
Carlos Clara Gomes
Lançamento do disco Novembro, Lisboa - FIL – 1ª Feira da História
direcção artística José Rui
arranjos gerais, produção e direcção musical Carlos Clara Gomes
arranjos de percussões Joaquim Teles
arranjos e direcção de coros Eduardo Aurélio (Lello)
arranjos de secção de sopros Manuel Júlio Carlos, Clara Gomes
direcção da secção de sopros Francisco Reis
assistência de produção Augusto Cameirão, Francisco Reis
captação Jorge Filipe, Ricardo Serrano, Telmo Marques
mistura final Ricardo Serrano
produção executiva Fausto Gomes
secretariado de edição Carla Torres, Carlos Silva, Maria José Matos
capa e arranjo gráfico José Tavares