LOBÃO DA BEIRA HISTÓRIAS DE VIDAS...
Um filme mágico e enternecedor
Tudo começou com o desafio que o CLDS-4G Tondela Inclusiva lançou à ACERT: Criar em várias localidades do concelho de Tondela um espetáculo com a comunidade, em especial nas freguesias mais afetadas pelos incêndios de 2017, potenciando a dinamização e o desenvolvimento comunitário nestas localidades.
Em Setembro demos início ao projeto com a criação de um espetáculo com a comunidade de Lobão da Beira.
Os primeiros encontros incidiram na partilha de histórias e jogos teatrais, mas com o aumento de restrições devido à pandemia depressa percebemos que era impossível dar continuidade ao processo teatral como o conhecemos.
Os promotores sociais e artísticos ao sentirem o pulsar entusiasmante dos habitantes envolvidos procuraram formas de dar continuidade ao projeto e encontraram no cinema a forma eficaz de o fazer. O processo de filmagens permitia não só salvaguardar a saúde dos participantes e a sua interação, mas também respeitar as normas impostas pela DGS.
As histórias contadas foram transformadas num guião de cinema e a magia teatral continuou a fazer parte deste processo criativo.
O espaço de filmagens habitou o palco. O pano de boca transformou-se na imagem de abertura, e as histórias de vidas povoaram o tablado envolto por cortinas negras que fizeram ressaltar o interior de habitações, de salas de aula, de navios no alto mar, de recreios escolares, de nevões, de quintas e herdades com rebanhos, enfim, de epopeias de vidas simples e duras. Vidas que nas suas contrariedades, tiveram sempre como âncoras Lobão da Beira para atingir céus-abertos. Lobão como ponto de partida para novas vidas. Lobão como cais seguro de regressos inadiáveis.
Mas salientemos o que torna este filme mágico, enternecedor e de uma preciosidade humana: os atores e atrizes. Eles são as estrelas cadentes que deixaram no filme rastos das suas histórias de vida que, ficcionadas, irradiam apego à terra, aspirações de continuar a resistir e dignidade pelo circuito celeste que deixou memórias inolvidáveis da sua forma de ser, sentir e agir. A direção de atores, captação e realização procuraram salientar uma narrativa cinematográfica que traduzisse com a máxima fidelidade, não só as histórias de vida que deram origem ao guião, mas a ambiência da dedicação manifestada, plano a plano, por cada intérprete.
Cada um deles nunca mostrou fadiga nas repetições, nem na observância das indicações que as filmagens exigem. Tudo decorreu com a tranquilidade e generosidade de quem se entrega a uma quimera que possui
a sua alma. “Já que estamos aqui, ao menos que saia uma coisa catita”.
No final das filmagens, não só estava patenteado o dever cumprido, mas uma sensibilidade saudosa dos momentos vividos durante as gravações. Despediam-se do palco como ele fosse a sua casa:
“Vamos ter saudades destes dias bem passados. Como é que agora vamos fazer?”.
A gratidão da ACERT para com esta gente bonita não se fez esperar, o filme está pronto. E será a ponte de afetos que será apresentado, se possível com a presença dos protagonistas, por todos os lugares e acontecimentos onde haja pessoas a quererem compartilhar felicidades conjuntas com a visualização deste filme.
Produção: ACERT
Projeto: CLDS-4G Tondela Inclusiva / CAL de Lobão da Beira
Elenco: Celso Silva Pais, Fernanda Conceição Pereira, Fernanda Das Necessidades Gomes, João De Deus Gomes Martins, Rosa Maria Dos Anjos Pais Denis e Samuel Gomes Figueira Participação: Daniela Filipa Fernandes Rodrigues (Animadora do CAL De Lobão da Beira) e Joana Marques Rodrigues (Técnica do CLDS-4G)
Guião e direção de atores: José Rui Martins, Pedo Sousa e Sandra Santos
Iluminação: Luís Viegas e Paulo Neto
Figurinos e adereços: Trigo Limpo teatro ACERT
Produção executiva: Marta Costa
Limpeza e higienização: Efigénia Arede
Fotografia de cena: Rui Coimbra e Zito Marques
Excerto de Poema “O Guardador de Rebanhos” de Alberto Caeiro Canção genérico “Ó Lobão...”
Arranjo: Gustavo Dinis
Voz: Fernanda Pereira
Anotadora e assistente de realização: Sandra Santos
Realização: Zito Marques
Filmado no Novo Ciclo ACERT em Tondela durante a Pandemia Covid-19 de setembro a outubro 2020.
Todo o processo foi desenvolvido com as medidas preventivas de distanciamento e higienização entre os participantes no filme.