06 julho
sábado
21:00
em preparação Zé do Telhado Coprodução Jangada Teatro com Trigo Limpo teatro ACERT Estreia em Lousada a 6 de julho. Em Tondela, será apresentada a 13 de julho
06 julho
sábado
21:00
Estreia em Lousada a 6 de julho. Em Tondela, será apresentada a 13 de julho

em preparação

co-produção

estreia

Preço

Entrada gratuita

Calendarização

06 julho
sábado
21:00
Lousada
13 julho
sábado
21:00
Tondela

Zé do Telhado

Coprodução Jangada Teatro com Trigo Limpo teatro ACERT

O texto teatral “Zé do Telhado” de Hélder Costa, criado pelo dramaturgo para o Teatro A Barraca em 1978, vai ser recriado num espetáculo teatral de rua que, desde o início do ano, está em preparação. Os ensaios estão a decorrer em Lousada, sendo a construção do engenho cénico e cenografia realizada na Oficina das Artes Criativas de Tondela.

Uma narrativa inovada para se adequar às características próprias de um espetáculo de rua. Uma viagem pela vida do herói popular Zé do Telhado e por um período conturbado da História de Portugal. As Guerras Liberais que, no sécul XIX, opuseram os dois irmãos, Pedro e Miguel, enquadram historicamente as aventuras do bando de Zé do Telhado, sendo a narrativa marcada pela interação constante entre os feitos do bando comandado por o nosso herói e uma corte corrupta que seguia cegamente as instruções de alemães, franceses e ingleses, enfim, duma certa Europa da época.

Camilo Castelo Branco conviveu de perto e foi amigo de Zé do Telhado quando, ambos, estiveram presos na Cadeia da Relação, no Porto. Os seus testemunhos no livro “Memória do Cárcere”, tal como outros factos históricos, representam uma visão fantástica sobre Portugal num período igualmente marcado pela Revolução da Maria da Fonte. Uma revisitação histórica conduzida pela linguagem teatral, comprovando paralelismos surpreendentes com a atualidade.

Uma produção teatral propiciadora de mais uma aventura criativa que se adapta à arquitetura dos locais públicos, envolvendo dezenas de criadores das duas companhias e de intérpretes teatrais e musicais convidados.

Ficha técnica e artistica

Dramaturgia e encenação: José Rui Martins e Luiz Oliveira
Assistência de encenação: Ilda Teixeira
Interpretação: António Leite, Carla Campos, Daniel Silva, Diogo Freitas, Bel Viana, Filipe Gouveia, Luiz Oliveira, Pedro Miguel Dias, Rita Calatré, Sónia Ribeiro, Vítor Fernandes, Xico Alves
Música: José Afonso
Direção Musical: Romeu Silva e Tiago Sami Pereira
Músicos: Banda Musical de Lousada + Lousad’arrufar
Participação Especial: João Afonso
Figurinos: Cláudia Ribeiro
Cenografia: Zétavares e Pompeu José
Execução de Cenografia: Oficina das Artes Criativas - ACERT
Adereços: Sofia Silva
Assistência de cena: António Rebelo e Pedro Sousa
Desenho de Luz: Paulo Neto e Fernando Oliveira
Operação de Som: Luís Viegas e Fred Meireles
Participação interpretativa: atores de grupos de teatro de Lousada
Produção e secretariado: Alejandrina Romero, Marta Costa e Susana Morais
Desenho Gráfico: Zétavares
Fotografia e Vídeo: Maria Nunes
Assessoria de imprensa: João Arezes 
Parceria e apoio especial à produção: Câmara Municipal de Lousada