ACERT INDEX Sobre a Associação Programacao Novo Ciclo Trigo Limpo Basquetebol Escalada Outros Projectos Formacao
http://www.acert.pt/polegar/posts/o-pequeno-grande-polegar-em-santa-comba-dao/
trigolimpo
voltar a página anterior voltar à página anterior
Carta aberta ao Trigo Limpo-Acert, de Carlos Santiago


Caros amigos e amigas

Escrevo-vos após informar-me do aparecimento de meu nome dentro deste episódio incompreensível com o Daniel Abrunheiro, como suposta vítima de uma apropiação intelectual por parte do Zé Rui, apropiação da que o Daniel Abrunheiro deve ter informações privilegiadas que eu desconheço, talvez porque, apesar de ser qualificado por ele como “brilhante escritor”, a minha inteligência não deve ser lá grande coisa quando em todos estes anos não reparei na minha condição de vítima de tão nefando crime.

Deixando de lado esta questão, que não me interessa o mais mínimo pelo que tem de absurda, quero só fazer-vos chegar o testemunho da minha amizade e a minha lealdade para com vocês, que penso estaria demais em outras circunstâncias, e especialmente para o Zé Rui, já que o meu afecto e a minha dívida espiritual com a ACERT, que para além de ter sido uma autêntica universidade para mim no que diz respeito ao teatro e à acção cultural, deu-me acima de tudo muitos dos melhores momentos de minha vida, tanto humana como profissionalmente, e que considero desde há muito tempo como a minha própria casa.

São já demasiados anos de partilhar experiências e vivências, muitos risos e muitas lágrimas, muitos milagres e alegrias e algumas tristezas irremediáveis que como todos vocês hei de levar sempre no coração, para que alguém, que nem sequer conheço muito bem, se permita pôr em questão este caudal de vida que me foi dado desfrutar com completa generosidade e confiança pela vossa parte, negando-me ademais o direito, a capacidade e a liberdade de falar por mim próprio, liberdade que tenho na mais alta estima e que não estou disposto a que ninguém me arrebate.

Quero também deixar público testemunho de meu apreço e amizade pessoais com o Zé Rui, como é de justiça com um homem que tanto significou para mim em momentos muito duros e determinantes da minha vida e que me brindou o seu apoio e confiança demonstrando-me sempre uma lealdade, como se vê, pouco frequente nos dias que correm. O seu talento e a sua personalidade como criador, produtor e ser humano estão fora de questão, e qualquer um que tivesse a sorte de trabalhar e conviver com ele sabe que a intensidade com a que justo vive e trabalha obrigam sempre a estarmos à altura das circunstâncias. Se calhar está de mais lembrar que num oficio como o teatro as tensões e as emoções fazem parte do dia a dia, do mesmo processo criativo, e que muitas vezes uma estreia até, ainda sendo um sucesso, nos deixam tristes e vazios por tudo o que o trabalho exigiu de nos. Às vezes essas tensões arruínam amores e amizades, como já pude comprovar em muitas ocasiões com muitas pessoas. Vivi muitos momentos destes com o Zé Rui, às vezes muito duros para qualquer um dos dois, e justo porque a nossa amizade prevaleceu em todo momento sobre qualquer circunstância, são consciente da sorte que tenho de contar com o seu amor e o seu carinho. Por isso, que uma pessoa movida por quem sabe que motivos, utilize o meu nome para ofender e vilipendiar a honra de um amigo e de um irmão me enche de nojo e indignação e de uma profunda vergonha.

Escrevo-vos por isso esta carta, que no fundo considero innecesaria entre gente da mesma família. Acima de tudo porque conheço-vos bem e sei que este patético assunto só poderá vir a reforçar o vosso espírito e a vossa comunhão para continuar a trabalhar na permanência desse sonho realizado que é a ACERT e do que há muitos anos tivestes a bem fazer-me sentir parte.

Um grande abraço para todos vocês.

Carlos Santiago.
______________
2007-06-07
Pesquisar



Calendario
Mes Anterior Setembro 2018 Proximo Mes
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30



Newsletter
Receba as últimas novidades da ACERT no seu email


Noticias

2015-09-25
» VIAGEM DO ELEFANTE