01 jun , 2010
TER
fora de cena A fantástica aventura de uma criança chamada pinóquio Co-produção do TRIGO LIMPO teatro ACERT e Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua/Festival Imaginarius O boneco de madeira mais famoso do mundo vai desfilar perto de si e desta vez é tudo verdade!
Classificação
Maiores de 4
01 jun , 2010
TER
O boneco de madeira mais famoso do mundo vai desfilar perto de si e desta vez é tudo verdade!

fora de cena

co-produção

teatro de rua

Classificação
Maiores de 4

Calendarização

01 jun
ter
  (Angra do Heroísmo Açores)
13 jul
seg
até
18
JUL
SÁB
Tondela  (TOM DE FESTA, em Tondela)
07 jun
dom
Ovar  (Jardim do Caster e Parque Srª da Graça, em Ovar)
28 mai
qui
até
31
MAI
DOM
Feira  (FESTIVAL IMAGINARIUS, em Santa Maria da Feira)

A fantástica aventura de uma criança chamada pinóquio

Co-produção do TRIGO LIMPO teatro ACERT e Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua/Festival Imaginarius

Depois de agigantar dois brinquedos tradicionais de madeira (o ciclista e o passarinho), o TRIGO LIMPO teatro ACERT apresenta outra criação, em co-produção com o Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua/Festival Imaginarius, de Santa Maria da Feira. Trata-se de um engenho cénico de madeira, com sete metros de altura, centrado na figura do Pinóquio.

Vamos assim recriar mais uma personagem do imaginário popular e colectivo, nascida de um texto do italiano Carlo Collodi (1826-1890), cuja primeira edição em livro, “As Aventuras do Pinóquio”, data de 1883. A imagem do nosso protagonista, baseada nas primeiras ilustrações de Enrico Mazzanti e Attilio Mussino, será feita em conjunto com Nico Nubiola e Carlos de la Madrid. Estes dois escultores espanhóis que já colaboraram com a ACERT noutras produções ,trabalham com diversos grupos, dos quais se destaca La Fura dels Baus.

A direcção artística deste espectáculo de rua cabe a elementos do Imaginarius e do TRIGO LIMPO. Juntamente com os vários promotores, serão estes os obreiros da narrativa dramatúrgica do Pinóquio, que terá sempre em conta o local de apresentação. Por seu turno, membros do Teatro e Marionetas de Mandrágora (companheiros da ACERT nas produções “Andar nas Nuvens” e “Guarda, Rádio e Memória”) darão apoio ao estudo de movimento e manipulação do boneco.

Ficha técnica e artística

Co-produçãoCentro de Criação para o Teatro e Artes de Rua / Festival Imaginarius
Trigo Limpo teatro ACERT
Direcção artística Renzo Barsotti, Pompeu José e Zetavares
Escultura Nico Nubiola e Carlos de la Madrid / ajudante: Juan Carlos Sagarra
Direcção de construção Pompeu José
Apoio à manipulação Teatro e Marionetas de Mandrágora
Equipa manipulaçãoAna Pontes, Anna Carvalho, Saphir Cristal, Cláudia Medeiros, Daniela Madanelo, Catarina Caetano, Marco Rosa, Pedro Mendes, João Duval, Brais Moran, Ilda Teixeira, Pompeu José e Rui Ribeiro
Serralharia Metalúrgica do Eucalipto e Rui Ribeiro
Mecanismos, luz e som Luís Viegas
Apoio técnico Renato Figueiredo
Figurinos José Rosa


Galeria de Imagens