A ACERT e o CLDS-4G Tondela Inclusiva iniciaram um projeto em 2020, que tem decorrido em várias freguesias do concelho de Tondela, principalmente nas mais afetadas pelos incêndios de 2017, potenciando a dinamização e o desenvolvimento comunitário nestas localidades.


Neste contexto criaram a ação “À Volta das Memórias”, onde foram dinamizados vários encontros com a população mais idosa das freguesias do Concelho de Tondela, e que tem como objetivo estimular ativamente os participantes e preservar memórias e tradições da comunidade em que se inserem.
Com a comunidade da União de Freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha criámos um livro a partir do registo das memórias partilhadas.


Cada encontro foi uma experiência coletiva de escuta e partilha de memórias, histórias, canções e saberes vários que estão agora registados num livro, para que a memória perdure.
Assim, além deste processo de partilha e recolha de saberes, os participantes foram desafiados a criar as capas para o livro, inspirando-se no universo dos livros cartoneros. Deram asas à imaginação partindo de materiais diversos como caixas de cartão, tintas, folhas secas, restos de tecidos criando capas únicas e personalizadas que protegem o registo das suas memórias.


No dia 5 de Junho, realizou-se em Vila Nova da Rainha, a apresentação pública da ação "À volta das memórias - livros artesanais com histórias dentro". O público presente pôde apreciar a exposição dos livros artesanais e houve ainda tempo para se ouvirem algumas das memórias que estão registadas neste livro, ditas pela voz dos participantes.
Tratou-se de um momento único de vivência comunitária e de partilha onde a voz do público acabou por se juntar à dos participantes para cantarem, juntos, canções de outros tempos.