Gustavo Cunha
Competições Internacionais de Escalada
Gustavo Cunha, escalador do Núcleo de Escalada da ACERT, participou em duas provas internacionais de escalada, no mês de agosto, em representação da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada.
Nos dias 2, 3 e 4 de agosto, participou em Imst, na Austria no Campeonato Europeu de Escalada de Dificuldade (lead) e do dia 22 ao dia 31, no Campeonato do Mundo de escalada para jovens, nas disciplinas de Bloco e Dificuldade (Boulder e Lead).
Depois de ter sido campeão nacional em 2017 e vice-campeão em 2018, teve oportunidade de representar Portugal, nestas duas competições. No que toca ao campeonato do mundo, esta que foi a segunda vez que Portugal se fez representar numa competição juvenil ao mais alto nível competitivo.
Os resultados não foram brilhantes, mas foram dentro do expectável, tendo em conta o nível de desenvolvimento da modalidade, no nosso país. Ainda assim, o Gustavo retira desta experiência uma grande satisfação pessoal e uma enorme aprendizagem para futuras participações. Além do potencial de progressão nas suas carreiras desportivas, ainda no início, sente-se que este tipo de metas alcançadas e barreiras derrubadas são uma inspiração para as gerações que se seguem que, com toda a certeza, irão querer chegar mais alto, em futuras participações.
Apesar da falta de apoio institucional e de condições de treino satisfatórias, o gosto pela escalada não esmorece e a preparação continua. Os desafios não ficam por aqui, com a continuação das provas do circuito nacional e do circuito europeu, que seguem em breve.
Nelson Cunha