14 nov
sáb
18:00
finta O adormecer da razão e Faldum Trigo Limpo teatro ACERT A edição de dois textos de teatro que marcaram o percurso do Trigo Limpo teatro ACERT.
14 nov
sáb
18:00
A edição de dois textos de teatro que marcaram o percurso do Trigo Limpo teatro ACERT.

finta

Cadernos de Teatro ACERT

lançamento de livro

gratuito

Calendarização

14 nov
sáb
18:00
Tondela  (Bar ACERT)

O adormecer da razão e Faldum

Trigo Limpo teatro ACERT

Cadernos de Teatro/ACERT representa o que se poderia chamar a memória em estado de espera. É memória no sentido em que constitui a memória viva de um percurso de mais de 40 anos, que teve e tem como principal característica uma dramaturgia em movimento: mais do que selecionar, para as suas encenações, peças de teatro num repertório de teatro português ou estrangeiro, clássico ou de vanguarda, a ACERT/Trigo Limpo procurou construir de forma criativa os seus espetáculos, ou entretecendo textos de diversa proveniência (contos, romances, estórias antigas), ou transformando cumplicidades com autores em dispositivos de criação dramática original. Cada peça era, assim, uma aventura coletiva em que se cerziam sensibilidades diferentes e se adivinhavam novos horizontes nessa missão principal do teatro que é a criação de novos mundos. Dar agora forma de livro e letra impressa a esse percurso é reacender a memória quente e sentida do que foram estes anos de invenção da escrita nas tábuas do palco.

(…)

em Cadernos de Teatro/ACERT: uma memória em estado de espera

de João Maria André

Em 2020 editamos dois textos, O adormecer da razão e Faldum, apresentados pelo Trigo Limpo teatro ACERT em 1995 e 1996, respetivamente.

O adormecer da razão foi criado a partir vários textos, como Percurso teatral pela Exposição de Instrumentos Europeus de Tortura e Pena Capital, exposição patente no Museu Grão Vasco em Viseu.

Faldum foi criado a partir de um conto de Hermann Hess e de Práticas e crenças mágicas, de José Pedro Saraiva, para a comemoração dos 20 anos do Trigo Limpo teatro ACERT.

PLANO DE CONTIGÊNCIA – COVID-19
Assista aos espetáculos em segurança!
Colabore connosco!