13 abr
SÁB
11:00
Teatro / Música Aerograma Liberdade. Uma Carta Concerto Taleguinho Se as cantigas são testemunhas, vontades, crónicas até, então a História é um imenso cancioneiro. Por isso vai cantar-se (contar-se) a história do soldadinho; e se calhar a da sorte dos justos na terra da injustiça…
Classificação
Maiores de 6
Duração
45 min.
Preço

Bilhete Família

13 abr
SÁB
11:00
Se as cantigas são testemunhas, vontades, crónicas até, então a História é um imenso cancioneiro. Por isso vai cantar-se (contar-se) a história do soldadinho; e se calhar a da sorte dos justos na terra da injustiça…

Teatro / Música

Para famílias

Classificação
Maiores de 6
Duração
45 min.
Preço

Bilhete Família

Calendarização

13 abr
sáb
11:00
2024
Tondela  (Auditório 2)

Aerograma Liberdade. Uma Carta Concerto

Taleguinho

"Mãe: onde fica a guerra?”
No fundo de uma gaveta com papéis velhos descobriu-se um aerograma chegado dos lugares do fogo. "Mãe:
que papéis são estes?". Era um molho de aerogramas, amarrados com um cordel, dos dias de pais ausentes,
dos dias dos seus meninos.

Alguns voltaram, depois, quando a guerra se acabou. Por causa de uma Revolução dos escritores de aerogramas. Há quase 50 anos, num abril de cravos, abraços e canções da Liberdade.
Os aerogramas, alcunhados de “bate-estradas”, eram um dos meios de correspondência mais utilizados entre os militares e as famílias durante a Guerra Colonial. Eram transportados e fornecidos gratuitamente aos militares e às suas famílias. Estima-se que tenham sido impressos mais de 300 milhões.

Este espetáculo carta em forma de concerto e com projeção de imagens ilustradas, é também um projeto
de memória em que, através da leitura de aerogramas ficcionados, vamos dando a conhecer a história de uma família, que é também a história do Portugal da década de 60/70 até ao 25 de Abril.

Pretendemos que este trabalho de memória musicado seja “o passado por dentro do presente” do verso de
Manuel Alegre.

Coprodução: Teatro da Cerca de São Bernardo | Escola da Noite. Uma encomenda do Município de Loulé para as comemorações do 25 de abril de 2023.

Calendarização

13 abr
sáb
11:00
2024
Tondela  (Auditório 2)

Ficha técnica e artística

Ideia e conceção: Catarina Moura, Luís Pedro Madeira e Ricardo Correia 

Textos dos aerogramas: Ricardo Correia (professor adjunto IPC/ESEC) Músicos: Catarina Moura – Voz | Luís Pedro Madeira – guitarra elétrica, guitarra clássica| Quiné Teles – Kalimba, balafon, caixa popular, adufe e bombo |Ricardo Grácio – viola beiroa, viola campaniça e flauta transversal Narração vozes: Cláudia Carvalho, Miguel Moura Madeira e Ricardo Correia. Ilustrações e animações: Cátia Vidinhas 

Edição de Vídeo: Luís Pedro Madeira 

Desenho de Luz: Guilherme Pompeu 

Produção executiva: Tarrafo 

Coprodução: Teatro da Cerca de São Bernardo | Escola da Noite Uma encomenda do Município de Loulé para as comemorações do 25 de abril de 2023.