20 out , 2022
QUI
exposição ReciclARTE Exposição ReciclARTE é o nome do projeto desenvolvido pela ASTA, Associação de Teatro e Outras Artes, que junta o teatro, a música, as artes plásticas e resíduos para criar arte.
Classificação
Maiores de 4
20 out , 2022
QUI
ReciclARTE é o nome do projeto desenvolvido pela ASTA, Associação de Teatro e Outras Artes, que junta o teatro, a música, as artes plásticas e resíduos para criar arte.

exposição

Classificação
Maiores de 4

Calendarização

20 out
qui
10:00
2022
até
17
DEZ
SÁB
18:00
Tondela  (Foyer - Novo Ciclo ACERT)

ReciclARTE

Exposição

ReciclARTE é um projeto de Inovação e Empreendedorismo Social no âmbito do Programa Portugal Inovação Social Parcerias para o Impacto, desenvolvido pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, direcionado para a resolução de dois problemas sociais: a ausência de motivação e valorização da escola por parte dos adolescentes e a falta de uma cidadania ativa para a consciência social, em particular nas questões ligadas ao meio ambiente.

O ReciclARTE foi desenvolvido com alunos das escolas dos municípios da Covilhã (Agrupamento de Escolas do Teixoso), Fornos de Algodres (Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres) e Gouveia (Instituto de Gouveia).

No âmbito da expressão plástica e usando como meio a colagem, os alunos das escolas dos três municipios foram desafiados a criar painéis a partir de materiais não utilizados ou, assumidamente descartados, interpretando pintores relevantes do século XX. Trazem assim uma nova leitura sobre as obras artísticas e sobre como a reutilização do lixo na sociedade pode ser concretizada de maneira criativa, poética ou dinâmica.

 

Desenvolvimento do Projeto


O projeto "ReciclARTE" mescla dois universos que, conceitualmente, andavam separados: as renomadas obras de arte do século XX e o lixo. Este trabalho tem como base um desenvolvimento didático pedagógico que procura desenvolver nos alunos capacidades criativas pela via da expressão plástica, num processo que promove a integração e a consciência ambiental, dinamizado pela artista e designer Estrela Nunes. Foram fabricadas 16 estruturas ' em MDF com as dimensões de 1200x800mm para a intervenção dos alunos.

Estas obras são o resultado de um trabalho laborioso, construido ao longo de meses, incidindo em aspetos da cultura visual como a capacidade de observação e de composição, no saber fazer e na competência para trabalhar em equipa.

Nos painéis? a materialidade descartavel recicla-se de maneira artistica, transtor-mando e conferindo minuciosamente um novo significado aos materiais facilmente prejulgados como descartáveis ou inúteis, "ReciclARTE" apresenta assim obras com um resultado incrivelmente inesperado.
"Estas estruturas foram concebidas e produzidas em parceria com o IPCB através da EsartProject-Factory

Calendarização

20 out
qui
10:00
2022
até
17
DEZ
SÁB
18:00
Tondela  (Foyer - Novo Ciclo ACERT)