23 abr , 2022
SÁB
Celebrações do 25 de Abril A Propósito de…25 de Abril e Arquitetura Os arquitectos Pitum Keil do Amaral e José Veloso à conversa sobre 25 de Abril e Arquitectura
Preço

Entrada gratuita

 

Calendarização

23 abr
sáb
17:30
2022
Tondela  (Auditório 2)

A Propósito de…25 de Abril e Arquitetura

Os arquitectos Pitum Keil do Amaral e José Veloso à conversa sobre 25 de Abril e Arquitectura

“A Propósito de…” - 25 de Abril e Arquitectura reunir-se-ão, Pitum Keil do Amaral – Personalidade multifacetada, que tem dividido a sua atividade entre a arquitetura e uma grande diversidade de outras áreas. Dedicou-se ao ensino, à ilustração, e também, embora de forma mais esporádica, ao cinema, teatro e televisão e José Veloso , arquitecto responsável pelo projecto bairro SAAL “Os Índios da Meia Praia”, um extraordinário acontecimento popular, marca da revolução de Abril.

 

“A Propósito de…”

Assim ao longo de 2022 propomo-nos fazer 3 acções deste tipo. A primeira acontecerá em Fevereiro a propósito do Carnaval sobre o tema “ A Máscara”.

A segunda por altura das comemorações do 25 de Abril trará a debate uma reflexão sobre “25 de Abril e Arquitetura.”

A terceira irá realizar-se em Dezembro a propósito do convite para que a Loja Cultural ACERT seja um ponto de venda dos candeeiros “A partir do nada” com design de autoria de Estela Gomes e Dina Queirós.

Todas estas conversas serão moderadas pela jornalista Sara Figueiredo Costa.

Calendarização

23 abr
sáb
17:30
2022
Tondela  (Auditório 2)

Ficha técnica e artística

Agradecimento: PRE Pro Rent Events

 

José Paulo Velho Geraldo de Albuquerque Veloso Licenciou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e passou a exercer a sua profissão em Lagos, onde abriu o seu próprio «atelier».

Entre 1974 e 1976, trabalhou para o Fundo de Fomento da Habitação, como coordenador de equipas de projeto do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), com projetos construídos em diversos concelhos algarvios.
É nesse quadro que José Veloso ficou com o seu nome de arquiteto irreversivelmente ligado a um extraordinário acontecimento popular, marca da Revolução de Abril: «Os índios da Meia Praia», por cujo projeto de bairro SAAL foi responsável.

Diversas obras suas foram escolhidas pelo Inquérito à Arquitetura Portuguesa do Século XX, promovido pela Ordem dos Arquitectos.
Atualmente com 91 anos, José Veloso não desiste de contribuir, por todos os meios ao seu alcance, para a construção da sociedade justa e igualitária com que sempre sonhou.


Pitum Keil do Amaral
Fez o curso de Ciências Pedagógicas na Universidade de Coimbra (1957) e formou-se em arquitetura na Escola de Belas-Artes de Lisboa em 1961.
Personalidade multifacetada, Pitum Keil do Amaral tem dividido a sua atividade entre a arquitetura e uma grande diversidade de outras áreas. Dedicou-se ao ensino, à ilustração, e também, embora de forma mais esporádica, ao cinema, teatro e televisão.
Foi Coordenador de uma equipa S.A.A.L. do Fundo de Fomento da Habitação, para a recuperação de três bairros degradados do Concelho de Loures (1974-1976), de uma equipa que estudou a renovação do Bairro do Castelo em Lamego (1977-1978), e de uma equipa que estudou o plano de salvaguarda da vila de Castelo Mendo (1978).
Entre 1978 e 1984 foi cooperante na República Popular de Moçambique, primeiro na Direção Nacional de Habitação, depois como especialista das Nações Unidas, nesse mesmo organismo e na Secretaria de Estado da Cultura.[3]