17 out, 2021
DOM
cinema Olh’ó Balão! Um divertimento poético sobre tradições da freguesia de Dardavaz…
Preço

Entrada gratuita

17 out, 2021
DOM

cinema

gratuito

Preço

Entrada gratuita

Calendarização

17 out
dom
15:30
Tondela  (Auditório 2)

Olh’ó Balão!

Um divertimento poético sobre tradições da freguesia de Dardavaz…

Sinopse
Numa comunidade que procura preservar as suas memórias, uma criança ouve a história do “lançamento do Balão” e sonha para além do real. No seu imaginário, um grupo de habitantes canta a caminho de um penedo, elementos da Agência Espacial da Póvoa da Sardinha constroem um balão gigante para subir aos céus e a NASA revela interesse em apoderar-se dos planos de construção do balão.

Sobre o filme
Ao mesmo tempo que se dá a conhecer o "Cantar às Almas Santas" e o "Lançamento do Balão", que decorrem no período da Quaresma, este filme procurou abordar estas tradições, não de forma documental mas inventiva, partindo do ponto de vista do imaginário de uma criança.

Filmado em Alvarim durante a pandemia, este registo envolveu intérpretes de várias idades que, ao longo de sessões de contentamento coletivo, vivenciaram e partilharam histórias que o passar do tempo não extinguirá.

"Olh’ó Balão!” é o segundo filme realizado no âmbito do desafio que o CLDS-4G Tondela Inclusiva lançou à ACERT: Criar em várias localidades do concelho de Tondela um espetáculo com a comunidade, em especial nas freguesias mais afetadas pelos incêndios de 2017, potenciando a dinamização e o desenvolvimento comunitário nestas localidades.

 

Ficha técnica e artística

Produção: ACERT
Projeto: CLDS-4G Tondela Inclusiva
Elenco: António Santos, António Nunes, Arlindo Pina, Artur Leão, Catarina Varela, Fausto Macedo, Fernando Mota, Fernando Lopes, Fernando Esteves, Fernando Tavares, Luís Ferreira, Manuel de Jesus, Mauro Brás, Paulo Leão, Pedro Macedo, Rafael Tavares, Ricardo Varela, Rodrigo Tavares, Rogério Viegas, Rui Mota, Sara Tavares e Sérgio Lopes.
Participação // Técnica do CLDS-4G: Filipa Silva 
Guião e Direção de Atores: José Rui Martins, Pedro Sousa e Sandra Santos
Banda Sonora:  Bensound, Kevin Macleod
Iluminação: Fernando Tavares, Paulo Leão e Paulo Neto 
Figurinos e Adereços: Trigo Limpo teatro ACERT
Fotografia: Rui Coimbra
Produção Executiva: Marta Costa e Filipa Silva
Anotadora e Assistente de Realização: Sandra Santos
Realização: Zito Marques
Parceiros: ARCA - Associação Cultural e Recreativa de Alvarim e Junta de Freguesia de Dardavaz

Filmado na ARCA em Alvarim durante a pandemia covid-19 entre outubro 2020 e Maio 2021.
Todo o processo foi desenvolvido com as medidas preventivas de distanciamento e higienização entre os participantes.

"Este projecto foi uma iniciativa do CLDS-4G Tondela Inclusiva em parceria com a ACERT, com o objetivo de envolver a comunidade, em especial das zonas mais afetadas pelos incêndios no Concelho de Tondela, potenciando a dinamização e o desenvolvimento comunitário nestas localidades."