21 mar , 2021
DOM
gratuito Dia Mundial da Poesia Trigo Limpo teatro ACERT
21 mar , 2021
DOM

gratuito

Poesia

Calendarização

21 mar
dom
21:00
2021
Tondela  (Redes Sociais)

Dia Mundial da Poesia

Trigo Limpo teatro ACERT

Poemas musicados, declamados. Poemas sem música, musicados.

Este dia tem sido celebrado anualmente na ACERT com poesia original. Os poemas chegam de anónimos, e os atores do Trigo Limpo lêem-nos com afeição.

No início da pandemia, em Março de 2020, tivemos que alterar este formato e celebramos o dia mundial da poesia nas redes sociais. Centenas de pessoas participaram no evento e unindo-se a nós declamaram os poemas da sua predileção.

Este ano, uma vez mais, não vamos poder celebrar a poesia juntos como os versos.

Mas no dia 21 de Março, faremos uma sessão de poesia on-line que contará com a interpretação poética, pelos atores do Trigo Limpo teatro ACERT, de sete letras de canções que vão descolar-se da música para ganhar outras asas e voarem. E também, poemas não musicados que pularão da escrita para músicas originais de cinco cantores convidados por alguns dos músicos ACERTinos.

QUE SERIA DA HUMANIDADE SEM A PALAVRA?

Quantas vezes desvalorizamos essa grande invenção humana? A palavra acompanha-nos a todo o momento. Mesmo dormindo, a palavra povoa os sonhos e, prazenteira ou povoando os pesadelos, ela ali está dentro do sono.

E a poesia, como poderia ela viver sem a palavra? Pensa-se que a poesia é o mundo dos poetas, mas que seria de nós se o nosso olhar e sentir se resumisse às evidências, ao unicamente concreto? As visões perante as coisas simples requerem o sentido poético… que bem sabe ouvir: "Nasceste com o rabo virado para a lua", em vez do comum e frio “sortudo” ou "Ter uma pedra no lugar do coração! ", “Quem vê caras, não vê corações" em vez de insensível ou dos que se ficam pelas aparências.

É que a poesia anda de boca em boca, expressando sentimentos com palavras aveludadas, certeiras… que incendeiam, que acarinham, que dizem o que o coração sente.

Calendarização

21 mar
dom
21:00
2021
Tondela  (Redes Sociais)