QUA exposição Volker Schnüttgen Sete livros sobre a natureza de uma árvore Relações humanas, alegorias da floresta e louvores à árvore numa exposição de escultura a visitar em janeiro.
Entrada gratuita
QUA
exposição
gratuito
Entrada gratuita
Calendarização
qua
SÁB
Volker Schnüttgen
Nascido na Alemanha, Volker Schnüttgen vive e trabalha em Portugal desde o início da década de 90. A partir da linguagem da escultura, o seu trabalho artístico tem-se desenvolvido em diálogo com a paisagem, a cultura, as pessoas e os materiais que vão surgindo como novas potencialidades criativas. A exposição que a Galeria ACERT agora acolhe tem a árvore – enquanto elemento natural, mas também enquanto objeto, matéria-prima e símbolo – no centro da sua construção.
“Sete livros sobre a natureza de uma árvore” teve início numa residencia artística no Centro das Artes das Caldas da Rainha em 2018.
(…) A exposição que aqui podemos apreciar remete-nos desta maneira para essa função artística do combate pelas causas, contra a destruição, a aniquilação ou a alienação. O artista não é uma avestruz, que esconde a cabeça na terra e se demite do porvir. Relações humanas, alegorias da floresta, louvores à árvore, eis as propostas de reflexão de Volker, de luta contra a destruição, principalmente da natureza e logo do homem. Contra as mentes fechadas, que são como livros fechados (“que não fazem letrados”, já recordava o saudoso livreiro portuense Manuel Ferreira), quais blocos de madeira sem mais, como diziam os Chineses antigos, eis o cinzel de Volker a transformar cada peça num manifesto, numa alegoria, ou até numa metáfora, de luta pela defesa da criação, da arte mesmo, do homem e para o homem. Pelo Homem! (…)
Vitor Teixeira
https://vimeo.com/386202473
Calendarização
qua
SÁB
Ficha técnica e artística
Até de 1 fevereiro 2020
Entrada gratuita