QUA formação A dança e a filosofia Cia. Paulo Ribeiro - com Leonor Barata Partir da dança para chegar à filosofia ou partir da filosofia para chegar à dança?
90
QUA
formação
90
Calendarização
qua
qua
ter
ter
seg
A dança e a filosofia
“A mim não me interessa ginasticar o corpo mas antes ginasticar a alma”.
A Dança como expressão dos sentimentos e emoções individuais há muito que se cruza com o pensamento filosófico, na medida em que ambos tentam uma organização do real que nos sirva como pessoas e como cidadãos e que nos force a sair do senso comum na análise dos problemas e promova um espaço verdadeiramente reflexivo. Assim, a dança pode também ela ser vista como um exercício ativo do pensamento.
Apresentamos o corpo dançante como um corpo que pensa e, nessa medida, encerra em si as grandes questões filosóficas que, acreditamos, são transversais a todos nós e a todos os tempos. Recuperando a matriz comum, partiremos da Grécia para colocar de novo em nós e na nossa circunstância a premissa da união total entre corpo e pensamento.
Com este projeto, pretendemos desenvolver os pontos de contacto entre Dança e Filosofia, apostando na primeira para facilitar a compreensão da segunda e desenvolvendo esta como motor da primeira. Assim, o espaço da Dança será o espaço do laboratório que nos permitirá refletir e discutir sobre o nosso percurso, os nossos desejos, a nossa posição no mundo e face ao outro. Tudo isto em movimento e com leveza, numa verdadeira ginástica da alma.
Leonor Barata
Calendarização
qua
qua
ter
ter
seg
Ficha técnica e artística
N.º máximo de 30 alunos por sessão
Formação de dança para público escolar