18 fev, 2019
seg
formação A dança e a filosofia Cia. Paulo Ribeiro - com Leonor Barata Partir da dança para chegar à filosofia ou partir da filosofia para chegar à dança?
Duração
90
18 fev, 2019
seg
Partir da dança para chegar à filosofia ou partir da filosofia para chegar à dança?

formação

Duração
90

Calendarização

18 fev
seg
21:30
Tondela  (Palco do Auditório 1)
19 fev
ter
09:30
Tondela  (Palco do Auditório 1)
19 fev
ter
11:30
Tondela  (Palco do Auditório 1)
20 mar
qua
09:30
Tondela  (Palco do Auditório 1)
20 mar
qua
11:30
Tondela  (Palco do Auditório 1)

A dança e a filosofia

Cia. Paulo Ribeiro - com Leonor Barata

“A mim não me interessa ginasticar o corpo mas antes ginasticar a alma”.

A Dança como expressão dos sentimentos e emoções individuais há muito que se cruza com o pensamento filosófico, na medida em que ambos tentam uma organização do real que nos sirva como pessoas e como cidadãos e que nos force a sair do senso comum na análise dos problemas e promova um espaço verdadeiramente reflexivo. Assim, a dança pode também ela ser vista como um exercício ativo do pensamento.

Apresentamos o corpo dançante como um corpo que pensa e, nessa medida, encerra em si as grandes questões filosóficas que, acreditamos, são transversais a todos nós e a todos os tempos. Recuperando a matriz comum, partiremos da Grécia para colocar de novo em nós e na nossa circunstância a premissa da união total entre corpo e pensamento.

Com este projeto, pretendemos desenvolver os pontos de contacto entre Dança e Filosofia, apostando na primeira para facilitar a compreensão da segunda e desenvolvendo esta como motor da primeira. Assim, o espaço da Dança será o espaço do laboratório que nos permitirá refletir e discutir sobre o nosso percurso, os nossos desejos, a nossa posição no mundo e face ao outro. Tudo isto em movimento e com leveza, numa verdadeira ginástica da alma.

Leonor Barata

Ficha técnica e artística

N.º máximo de 30 alunos por sessão

 

Formação de dança para público escolar