13 jan, 2018
SÁB
lançamento de livro Susana paiva Queima do Judas 2017 O olhar da fotógrafa Susana Paiva sobre a Queima do Judas 2017 numa edição da ACERT
13 jan, 2018
SÁB
O olhar da fotógrafa Susana Paiva sobre a Queima do Judas 2017 numa edição da ACERT

lançamento de livro

gratuito

Calendarização

13 jan
sáb
Tondela  (Galeria ACERT)

Susana paiva

Queima do Judas 2017


Antes do fogo, o gesto – coletivo e dedicado – de erguer o que se vai queimar. Ao longo de uma semana, a Acert acolhe a Fábrica da Queima, onde muitas dezenas de voluntários se juntam para construir o Judas, enorme boneco que incorpora tudo aquilo que não se quer levar para o ciclo seguinte. Ao longo da semana que antecede a Páscoa, vimes, canas e papel são cuidadosamente dispostos para criar esse boneco, e há quem ensaie canções, coreografias, marcações para o fogo. Há, também, quem registe todos esses momentos, como aconteceu com Susana Paiva na Queima de 2017, um trabalho que agora se publica em livro para memória futura, cruzando o olhar da fotógrafa com os gestos de tanta gente, em imagens que não precisam de legenda para contarem várias histórias.
Susana Paiva esteve presente ao longo da Semana da Queima e fez-se invisível por entre a multidão. Fez-se invisível mas nunca deixou de ver, partilhando agora os olhares que registou em imagens a preto e branco, narrativa visual de oito dias de intensa partilha comunitária que terminaram entre labaredas e fogo de artifício.
Na apresentação de Queima do Judas 2017, juntamos à mesa Susana Paiva, a autora, José Rui Martins, Zé Tavares e Sara Figueiredo Costa para uma conversa sobre a Queima, os muitos modos de a ver e dar a ver. E isto de transformar em livro um momento único, mas ainda assim passível de partilhar com outros.

Entrada gratuita

Ficha técnica e artística

Apresentação: Sábado, 13 de janeiro de 2018 às 18:00 na Galeria da ACERT