14 nov , 2018
QUA
gratuito Artesão de històrias, num palco de palavras Exposição de Fernando Taborda Homenagem a um ator de excepção, que mudou o mundo no palco e nos muitos espaços e encontros por onde foi construindo a sua vida.
14 nov , 2018
QUA
Homenagem a um ator de excepção, que mudou o mundo no palco e nos muitos espaços e encontros por onde foi construindo a sua vida.

gratuito

exposição

finta

Calendarização

14 nov
qua
2018
até
31
DEZ
SEG
Tondela  (Galeria ACERT)

Artesão de històrias, num palco de palavras

Exposição de Fernando Taborda

Esta exposição é uma homenagem ao Fernando Taborda, ator a quem o teatro, as artes e a cultura tanto devem, particularmente na zona Centro do país, onde viveu e trabalhou. É também um primeiro retrato documental do percurso artístico e pessoal do ator e do homem. O foco principal da apresentação do Fernando Taborda nesta exposição é o teatro, em especial, as produções em que participou na Bonifrates. A partir delas, procura-se dar a conhecer outras facetas da sua atividade artística e pessoal, desde o cinema à vida associativa

e sindical, das experiências de juventude à guerra colonial, das recordações de família às memórias de amigos…

Fernando Taborda e a sua ternura com as palavras

É grande um ator que sabe dar às suas personagens a dimensão que as caracteriza no jogo dramatúrgico do texto, no equilíbrio com as outras personagens, no entrelaçamento com a ação e nos labirintos ocultos das suas expressões e dos conflitos internos que as habitam e as transformam em concentrações alquimistas de emoções,

gestos e tempos dramáticos. (...)

Era um artesão das palavras. Trabalhava- as com delicadeza e ternura, mastigava-as com prazer e ternura, soprava-as com beleza e ternura, deixava-as voar com encanto e ternura. Tomava-lhes o peso, sentia-lhes o sabor, adivinhava-lhes a textura e deixava-as habitar o palco na luz da sua ternura. A ternura do seu amor ao teatro. Que era a forma suprema da ternura do seu amor ao mundo e à vida.

João Maria André
Paradela da Cortiça, dezembro de 2017

Compra de bilhetes através da BOL - BilheteiraOnline

bol_acertPT2.jpg

Calendarização

14 nov
qua
2018
até
31
DEZ
SEG
Tondela  (Galeria ACERT)

Ficha técnica e artística

Inauguração 14 de novembro às 21:00
Até 31 de Dezembro
Galeria ACERT · Entrada Gratuita