11 nov , 2017
SÁB
cinema Paula rego histórias & segredos Nick Willing Reino Unido 2017, 92' Primeira sessão apresentada em parceria com o Cine Clube de Viseu, que voltará para outros visionamentos
Preço

3,50/2,5

11 nov , 2017
SÁB
Primeira sessão apresentada em parceria com o Cine Clube de Viseu, que voltará para outros visionamentos

cinema

Preço

3,50/2,5

Calendarização

11 nov
sáb
Tondela  (Auditório 2)

Paula rego histórias & segredos

Nick Willing Reino Unido 2017, 92'


Este podia ser mais um daqueles impecáveis documentários de factura clássica da BBC, combinação de resumo de carreira e introdução a uma figura importante do mundo das artes — o que por si só já seria bastante bom. Mas Histórias & Segredos (que foi, de facto, produzido pela BBC) traz algo mais — não apenas por ser Paula Rego que está no seu centro, nem por ser o filho da pintora, Nick Willing, que está por trás da câmara, nem por ser um “filme de família” que fica pela rama das coisas para não suscitar crispações. Não, Histórias & Segredos é um filme que leva essa convenção a limites aonde a maioria dos documentários geralmente não vai, abrindo verdadeiramente uma gaveta de segredos sobre a vida pessoal de Paula Rego e o modo como a educação, a história familiar, o amor (retribuído) por Victor Willing e a sua vida entre Portugal e o Reino Unido ao longo dos anos se reflectiram na arte que foi produzindo.
É evidente que estar o filho da artista atrás da câmara dá uma mais-valia de franqueza e abertura, mas é ainda mais evidente que, precisamente por isso, e pela própria reputação “sem papas na língua” de Paula Rego, Willing quis fazer um filme à altura da mãe. (…) É um filme à imagem do seu objecto: frontal, descomplexado, desconcertante na sua franqueza, e sem para isso precisar de recorrer a mais do que o que tem à sua frente. Uma câmara, uma pessoa que conta histórias, uma imagem fixa que se abre a mil leituras.

Jorge Mourinha, Público (excertos). 05.04.2017


“São bem raros os filmes que nos deixam sem nada para dizer. Tudo a sentir. Tudo a pensar. Tudo a fazer. A não perder”
Cláudia Varejão

PREÇO: 3,50€ / Associado: 2,50€

Ficha técnica e artística

Organização: parceria com o Cine Clube de Viseu