24 abr, 2016
DOM
exposição Ver, Ouvir e Contar José Afonso Associação José Afonso Um olhar fotográfico e documental sobre José Afonso: “andarilho, poeta e cantor”
Preço

Entrada gratuita

24 abr, 2016
DOM
Um olhar fotográfico e documental sobre José Afonso: “andarilho, poeta e cantor”

exposição

gratuito

Preço

Entrada gratuita

Calendarização

24 abr
dom
21:00
  (Galeria ACERT)
24 abr
dom
21:00
até
18
MAI
QUA
23:59
  (Galeria ACERT)

Ver, Ouvir e Contar José Afonso

Associação José Afonso

Eu fiz uma canção (Grândola) que, vendo bem, já não me pertence. Agora é mesmo cantada em meios populares. Mas um cantante com as minhas características tem de fazer canções elaboradas a partir de elementos culturais que sejam da sua própria existência.

O mundo social da música não me seduz grandemente, como não me seduzem os palcos e todo esse tipo de estruturas sobre que assenta a canção. Seduz-me, sim, aquilo que posso fazer em torno da música: os contactos que estabeleço, os amigos que arranjo, esta «irmandade» progressista que se vai estabelecendo à medida que vamos correndo as terras, descobrindo que nessas terras vivem indivíduos que tem determinado tipo de preocupações…

Entrevista a Viriato Teles, in «Mundo da Canção», Fev./Mar. de 81

Gostei muito de ensinar, mas o ensino não me ofereceu a diversidade de vivências que reti­ro da minha actividade de cantor. Estou indeciso quanto ao que, efectivamente, prefiro fazer. No fundo, não me desagrada exercer, alternadamente, as duas profissões: dois anos a ensinar, um ano a cantar…

Entrevista a Cáceres Monteiro e Daniel Ricardo, in «A Capital», 24/12/70

Ficha técnica e artística

Inauguração: 24 de abril às 21:00
Até 18 de maio de 2016
Galeria ACERT