22 jan , 2016
SEX
residência artística Não tens coragem!? Trigo Limpo teatro ACERT / Companhia Último Momento / Na Xina Lua
Preço

2€

22 jan , 2016
SEX

residência artística

Preço

2€

Calendarização

22 jan
sex
21:45
2016
  (Auditório 1)

Não tens coragem!?

Trigo Limpo teatro ACERT / Companhia Último Momento / Na Xina Lua

O Circus Lab é um projeto do Teatro Viriato, que define um programa com um foco particular na disciplina do novo circo, uma área pouco explorada em Portugal. A iniciativa permitirá reconhecer práticas experimentadas e testadas, capitalizando o know-how do parceiro Cirkus Xanti (Noruega) na execução de um projeto de raiz, que passará pela área da criação artística, formação e projetos pedagógicos com jovens e comunidade geral.

A segunda fase do Circus Lab, da qual este projeto faz parte, constitui o momento do projeto ligado à reflexão e criação artística de raiz. Os parceiros artísticos irão trabalhar com diferentes companhias do distrito de Viseu, nomeadamente o Trigo Limpo teatro ACERT vai trabalhar com o Naxi na Lua e a Companhia Último Momento (França). Esta residência culmina com a apresentação, em Tondela, no dia 22 de janeiro, seguida da apresentação no palco do Teatro Viriato a 23 e 25. Em Viseu, esta apresentação será seguida de uma conferência internacional sobre a importância do ensino artístico no ensino obrigatório. A mesma terá também lugar no Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) e n’O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo).

A participação do Trigo Limpo teatro Acert neste projeto dá continuidade ao trabalho de apoio ao Grupo de Teatro da Escola Secundária de Tondela – Na Xina Lua, e à colaboração com João Paulo Santos (artista de novo circo, especialista de mastro chinês e elemento da Companhia Último Momento). Durante a residência artística será realizada, em paralelo, uma aproximação à técnica circense ao mesmo tempo que se desafiam os participantes a “conseguir uma proeza” tendo como pano de fundo a primeira cena da peça “Peer Gynt” de Henrik Ibsen. A apresentação final terá a encenação de Pompeu José, em colaboração com João Paulo Santos e Sandra Santos (elemento responsável do Trigo Limpo junto do Na Xina Lua) e a participação de Ilda Teixeira para além de todos os elementos do Grupo de Teatro da Escola Secundária de Tondela.

Calendarização

22 jan
sex
21:45
2016
  (Auditório 1)

Ficha técnica e artística

Circus Lab é um projecto: Teatro Viriato
Desenvolvido com Giacomo Scalisi e Sverre Waage
Circus Lab é uma Iniciativa: Teatro Viriato
Projeto cofinanciado por: Governo de Portugal
Secretário de Estado da Cultura, Direção-Geral das Artes e Eea Grants (Islândia, Liechtenstein e Noruega)
Mecenas do projeto: Patinter e Norge - Bacalhau da Noruega