07 dez , 2015
SEG
gratuito Scene Exposição de Fotografia de Carlos Fernandes O palco visto de um outro ângulo, propondo novas leituras sobre o estar em cena
07 dez , 2015
SEG
O palco visto de um outro ângulo, propondo novas leituras sobre o estar em cena

gratuito

exposição

Calendarização

07 dez
seg
2015
até
20
JAN
QUA
  (Galeria Novo Ciclo)
07 dez
seg
2015
  (Galeria Novo Ciclo)

Scene

Exposição de Fotografia de Carlos Fernandes

Carlos Fernandes fotografou duas dezenas de espetáculos no Teatro Viriato e apresenta o resultado desse trabalho numa exposição que desafia o público a encontrar novas leituras e ângulos inesperados nos objetos artístico-cénicos.


Afastada da intenção de revelar os bastidores escondidos pela cortina do palco, Scene – se me permitem o pleonasmo conceptual, aparentemente, óbvio – insiste na perspetiva enquanto recurso gerador de tridimensionalidade. Premissa que reposiciono relativamente ao ponto de vista do público que, através deste conjunto de fotografias, é desafiado para uma outra camada de leitura dos objetos artísticos; para uma perspetiva desenhada a partir do meu (outro) lugar: o da direção de cena.
Nesta exposição, as minhas identidades - enquanto colaborador do Teatro Viriato e fotógrafo - misturam-se. O olhar e a objetiva dirigem-se para a leitura simbólica de quem vê os espetáculos a partir do plano do palco e não da plateia. E, dessa perspetiva, procuro condensar nos meus registos outras dimensões mais cruas (despojadas de adereços cénicos) e quase sempre situadas para cá ou para lá - dependendo, mais uma vez, da perspetiva - da apresentação pública. Scene resulta de um projeto que decorreu ao longo de 2014, durante o qual fotografei perto de 20 dos espetáculos que subiram o palco do Teatro Viriato.

Carlos Fernandes

Calendarização

07 dez
seg
2015
até
20
JAN
QUA
  (Galeria Novo Ciclo)
07 dez
seg
2015
  (Galeria Novo Ciclo)

Ficha técnica e artística

INAUGURAÇÃO: SEGUNDA, 7 DE DEZEMBRO